EXAMINANDO EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA COMPARAÇÃO COM ATIVIDADES PRESENTES NA PROVA BRASIL

DAIANA MEIRELLES, IEDA MARIA GIONGO, JANAÍNA DE RAMOS IEGLER, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELDT, MARLI TERESINHA QUARTIERI

Resumo


O presente trabalho é uma das ações da pesquisa intitulada "Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da educação matemática no Ensino Fundamental", em desenvolvimento no Centro Universitário Univates de Lajeado, RS, com apoio financeiro da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - pelo edital do Observatório da Educação - 2012. A equipe participante desta pesquisa é constituída por três professoras da área da Matemática da referida Instituição, por três bolsistas de mestrado (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas), seis bolsistas de graduação e seis professoras de Matemática representantes de escolas públicas de Ensino Fundamental, localizadas no Vale do Taquari, RS. Estas escolas foram selecionadas para participação na pesquisa, devido à discrepância entre as notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Escola Básica (IDEB) no 5° e 9° anos do Ensino Fundamental. O objetivo da ação aqui relatada é socializar os resultados oriundos da análise efetivada em livros didáticos de Matemática, particularmente do 9º ano do Ensino Fundamental, buscando verificar se nestes livros, utilizados nas escolas participantes do projeto, são abordados os conteúdos apresentados na Prova Brasil. Em vista disso, analisamos a matriz curricular de referência, disponível no Plano de Desenvolvimento da Educação, edição 2008, que foi construída de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e que apresenta os seguintes temas: I) Espaço e Forma; II) Grandezas e Medidas; III) Números e Operações/Álgebra e Funções; IV) Tratamento da Informação. Para cada um destes temas são apresentados alguns descritores, ou seja, informações sobre habilidades e competências julgadas necessárias para os alunos atingirem em cada nível de escolaridade. A partir deste levantamento, investigou-se de que forma os dois últimos temas (III e IV) são abordados nos livros didáticos de Matemática do 9° ano do Ensino Fundamental disponibilizados pelas professoras participantes da pesquisa. Como resultado desta pesquisa constatou-se que, há uma preocupação dos autores em contemplar os temas propostos pela Prova Brasil. Além disso, existem semelhanças entre as atividades que compõem a referida Prova e aquelas apresentadas nos livros didáticos. Cabe destacar também que o número de atividades abrangendo o tema III é maior do que o tema IV. Em relação às atividades apresentadas nos livros, foi verificado que a maioria não traz alternativa de múltipla escolha, expediente utilizado nas questões da Prova Brasil. E os alunos, quando se deparam com este tipo de atividades, acabam se sentindo despreparados, pois tem pouco contato com este tipo de questão nas atividades em sala de aula, as quais, na maioria das vezes, são baseadas nos livros didáticos. A ausência de questões de múltipla escolha nos livros didáticos pode ser uma das razões pelas quais os professores pouco utilizam este tipo de questão em aulas, pois se sabe que o livro didático é um recurso muito utilizado pelos docentes, é dele que, usualmente, são extraídas as listas de exercícios, as definições e os exemplos usados na sala de aula. Neste contexto, pode-se problematizar se a falta do hábito em realizar atividades objetivas em sala de aula, não poderia ser um dos fatores do baixo rendimento dos estudantes em avaliações externas com esta característica.


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