INSTIGANDO O INTERESSE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS NOS ANOS INICIAIS

CAROLINA BIANCHINI, IEDA MARIA GIONGO, SÔNIA ELISA MARCHI GONZATTI, MARLI TERESINHA QUARTIERI

Resumo


Com o intuito de aprimorar o nível de conhecimento dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na área de Ciências Exatas, o grupo da pesquisa "Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior", do Centro Universitário Univates de Lajeado Rio Grande do Sul, segue proporcionando cursos de formação continuada. Cada ano, por solicitação de professores que participam de edições anteriores, é selecionado um novo conteúdo ou tema relacionado às áreas da Matemática, Física e/ou Química. No ano de 2012, foram exploradas tendências e metodologias referentes à Educação Matemática, com foco nos Anos Iniciais: modelagem matemática, jogos, etnomatemática, investigação matemática. Este ano de 2013 o foco é o conteúdo de astronomia. Nestes cursos os temas são abordados de maneira teórica e principalmente prática propondo usar materiais sem muito custo e que possibilitem envolvimento dos alunos. O objetivo principal é contextualizar o ensino de Ciências Exatas nos Anos Iniciais. Por meio de estudos e pesquisas percebe-se dificuldade que os professores possuem em abordar assuntos referentes ao ensino de Ciências Exatas neste nível de escolaridade. Neste relato tem-se o intuito de socializar a análise efetivada em relação às atividades desenvolvidas durante os cursos, bem como suas implicações em relação à prática pedagógica dos participantes. Os cursos, que possuem uma média de 25 a 30 alunos, são compostos por oito encontros presencias e dois à distância totalizando quarenta horas. Os encontros presenciais possuem momentos de discussão e exploração de atividades práticas com intuito de demonstrar uma maneira diferenciada de desenvolver os conteúdos da área de Ciências Exatas nos Anos Iniciais. Cabe destacar que é aplicado um questionário, antes do estudo de algum tema, para investigar o nível de conhecimento do professor sobre o que está em estudo. A presença dos dois encontros à distância é concedida ao final do curso, por meio da entrega de um relatório, no qual deve estar descrito pelo menos três atividades realizadas pelo professor em seu ambiente de trabalho. No último encontro os professores apresentam as atividades realizadas para o grande grupo, o qual é gravado e posteriormente transcrito para analisar os resultados finais do curso. Percebeu-se que as experiências vivenciadas nos encontros de formação continuada foram muito significativas, sobretudo em dois aspectos, a saber: primeiramente, para o aprendizado de novas didáticas e dinâmicas de ensino; em segundo lugar, na motivação, tanto do professor quanto dos alunos, de modo que passaram a dar novo sentido para o ensino nas respectivas disciplinas. Como análise geral das implicações do oferecimento destes encontros, na prática pedagógica, concluiu-se que os objetivos estão sendo atingidos, pois os participantes constantemente confrontam suas ideias, questionam muito e discutem possibilidades diversas de explorar as atividades propostas em suas aulas. Os cursos de formação continuada, pelos depoimentos dos participantes, estão auxiliando a melhorar o conhecimento do professor, complementando sua formação acadêmica e modificando a maneira de abordar os conteúdos na área de Ciências Exatas. Ademais, estes encontros possibilitam troca de experiências constantes, o que tem sido avaliado pelos participantes como um fator positivo e que os motiva para mudança na sua prática pedagógica.


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