FORMAÇÃO CONTINUADA EM FISICA

ALEXANDRE HOSS, ITALO GABRIEL NEIDE

Resumo


Atualmente o conceito de formação continuada de professores é objeto constante de pesquisa e de discussão no meio educacional, sendo continuamente abordada e identificada como uma formação necessária para a evolução do ensino em todos os níveis educacionais. Analisar algumas metodologias com potencial diferente das tradicionais, quais as implicações e benefícios desta pratica são os pontos principais abordados neste artigo. A formação continuada na área de Física oferece para professores a possibilidade de capacitação para desenvolver os processos de ensino e aprendizagem de forma mais eficaz, mantendo-se atualizado quanto à crescente tecnologia mundial e, desta maneira, conseguir aproximar o ensino específico de Física com a realidade dos alunos. Ao decorrer do trabalho temos como objetivo evidenciar a importância da formação continuada de professores na área de Física, de modo a atualizar suas metodologias perante o mundo atual e aproximar o conhecimento do estudo à realidade vivida pelo aluno. Visamos demonstrar que os professores podem buscar meios alternativos de estudo, não somente utilizando da metodologia clássica, a qual é empregada na grande maioria das escolas, dificultando muitas vezes o entendimento do aluno. A formação continuada tem como objetivo não somente atualizar as metodologias utilizadas pelo professor. A possibilidade de criação de um senso crítico nos alunos, fazendo com que haja uma interação maior entre o conteúdo abordado e a realidade, também se torna um dos pontos importantes no conceito da formação continuada. Por meio de pesquisa de artigos e demais documentos publicados, tendo como assunto principal a formação continuada dos professores, relatando quais as tendências mais evidenciadas no assunto, realizou-se um trabalho onde constam algumas das principais motivações e pontos críticos da formação continuada. Na área do ensino de Física, visamos a realizar um trabalho sistematizado, tendo como referência autores no meio do ensino de Física e da educação. Com a coleta dos dados e verificação destes, percebemos que os artigos na área apontam atualmente à necessidade da prática de cursos de formação contínua, com foco em softwares desenvolvidos para o ensino de Física. Também fica claro que o trabalho desenvolvido com esses softwares deve estar centrado no aluno, possibilitando, assim, ambientes em que o aluno pode construir o conhecimento físico de forma original e autônoma. Tal tendência sugere aos professores modificarem sua metodologia de modo a adaptá-la de acordo com a atual evolução tecnológica e a realidade vivenciada pelos alunos. Consequentemente, os professores tendem a procurar meios alternativos de ensino, com a finalidade de tornar o ensino também algo prazeroso ao aluno, criando um ambiente educacional onde possa existir uma maior interação entre os alunos e os professores.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.