RELATO DA EXPERIÊNCIA EM RODA NA SEMANA INTEGRADA DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE - SAIS UNISC: A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE - CIF

CASSIO HENRIQUE ZUGE, AMANDA FERRARI, ARIANE BARBON BIANCHINI, MARCIELE RENATA DOS SANTOS ALVES, MARGARIDA DA SILVA MAYER, TANIA CRISTINA MALEZAN FLEIG

Resumo


A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e SaÚde faz parte da "família" de classificações desenvolvidas pela Organização Mundial da SaÚde (OMS). Sendo apresentada a partir do processo de revisão da Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), dando origem a atual classificação, a CIF. O modelo da CIF substitui o enfoque negativo da deficiência e da incapacidade por uma perspectiva positiva, descreve a funcionalidade e a incapacidade relacionadas às condições de saÚde, identificando o que uma pessoa realiza na vida diária, tendo em vista as funções e estruturas do corpo, assim como as limitações de atividades e restrições à participação social, no meio ambiente onde a pessoa vive. Por ser uma classificação que abrange todas as profissões da área da saÚde, é de suma importância compartilhar esse conhecimento em uma integração com todos os cursos. A SAIS tem o objetivo principal de integrar os cursos da saÚde, repartir conhecimentos e experiências, intensificando o multiprofissional e o interdisciplinar.Dessa forma, foi desenvolvido na roda de conversa na SAIS, a partir de roteiro problematizador sobre a CIF, um exercício prático de classificação da funcionalidade diante de um estudo de caso.Participaram na roda de conversa, 71 acadêmicos de graduação e pós-graduação dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmetologia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Os participantes efetuaram inscrição na roda de conversa CIF por livre escolha. Foi apresentado o roteiro para a roda, envolvendo os participantes e facilitando a aproximação do conhecimento sobre a CIF. Constituiu no roteiro a mobilização do conhecimento por meio de um vídeo sobre a funcionalidade de pessoas com deficiência e escolha de palavra representativa do entendimento temático: funcionalidade, deficiência, incapacidade, desvantagem, função do corpo, estrutura do corpo, atividade e participação, fatores ambientais. A construção em si, por 15 minutos, de socialização sobre o significado da palavra escolhida, considerando as reflexões que o vídeo suscitou, seguido da socialização para o grande grupo, no momento de reflexões coletivas e de elaboração de síntese sobre a funcionalidade humana. A dinâmica seguiu com apresentação do vídeo Módulo I do curso sobre CIF, com conceitos fundamentais sobre a mesma. Para aplicação prática, foi apresentado o "caso problema" e desenvolvido o exercício a partir dos domínios da CIF, parte 1, com 4 componentes: função e estrutura do corpo, limitação à atividade, restrição à participação e parte 2, fatores ambientais e pessoais, registrado na matriz modelo da CIF. Na avaliação da roda, obteve-se: 18 muito bom, 26 bom, 25 regular e 2 ruim. Os resultados foram considerados satisfatórios, uma vez que 44 dos participantes escolheram um conceito positivo, representando um percentual de 61,97% do total de participantes avaliadores da atividade. Os resultados motivam a continuidade do grupo facilitador no desenvolvimento dos estudos e ampliação na divulgação da CIF. Esta vem sendo incorporada e utilizada em diversos setores da saÚde e equipes multidisciplinares e será cada vez mais adequada à medida que um nÚmero maior de profissionais utilizarem, numa perspectiva de atenção, as condições de saÚde da população para a leitura de banco de informações e composição de indicadores de saÚde.


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