DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO, O CASO DE SILVEIRA MARTINS, RS.

GUSTAVO WEBER, DALVA MARIA RIGHI DOTTO, SILVANA COSTA PASQUALIN, MÔNICA ELISA DIAS PONS

Resumo


O presente projeto busca investigar o papel do planejamento de comunicação em benefício da atividade turística em uma determinada região, em especial, a região denominada Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. Entende-se que o turismo representa uma área importante de estudo em função do seu papel no contexto da economia global. O turismo atrai consigo uma série de atividades relevantes para o crescimento econômico-sócio-cultural em benefício de uma região. Já a comunicação, nas suas várias formas, auxilia nos processos que envolvem toda e qualquer ação direcionada a um determinado pÚblico-alvo. Nessa perspectiva, compreende-se que o planejamento comunicacional torna-se elemento fundamental para o desenvolvimento das práticas que envolvem toda e qualquer atividade relacionada ao setor de turismo. O projeto tem como objetivo geral investigar o papel do planejamento e gestão da comunicação em benefício da atividade turística em uma determinada região, especificamente o município de Silveira Martins/RS, e os seguintes objetivos específicos: mapear as estratégias utilizadas pelas instituições existentes no município (Prefeitura Municipal, Associações, Órgãos, etc.), na divulgação turística da região; verificar quais instrumentos de comunicação são mais utilizados na divulgação turística (impresso, audiovisuais, sites, redes sociais, entre outros); identificar se existe um plano de comunicação que norteie as ações comunicacionais de divulgação turística do município. Do ponto de vista metodológico, será realizada uma revisão teórica acerca das obras que envolvem as temáticas pertinentes ao projeto. Utilizaremos o método de pesquisa empírica para levantamento e sistematização dos materiais existentes sobre divulgação turística do município de Silveira Martins/RS. Serão realizadas entrevistas em profundidade com atores vinculados às instituições e que desempenham atividades de divulgação do município. Em geral, a técnica de entrevista em profundidade proporciona uma riqueza de informações que vão auxiliar no momento da análise e considerações do projeto. Por fim, entendemos que, independente do tipo de comunicação, o planejamento se apresenta como elemento indispensável para o estabelecimento de toda e qualquer ação de comunicação, o planejamento depende do entendimento de uma realidade, um processo que envolve uma série de etapas como: diagnóstico, tomada de decisão, objetivos e metas, recursos humanos, recursos físicos, recursos financeiros, cronograma de ações, acompanhamento das ações e não menos importante a avaliação; crucial para se pensar nas questões que deram certo ou não, nos resultados positivos, negativos e no aprendizado que essas informações podem trazer para o futuro. Desta forma, se entendermos melhor a realidade da gestão da comunicação na região poderemos planejar com eficiência as futuras intervenções de divulgação turística.


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