A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CASSANDRA TAIS SEHNEM, FERNANDA SILVA COSTA, LETÍCIA CAROLINE UTSATZ, CLAUDIO JOSE DE OLIVEIRA

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as ações desenvolvidas no semestre 2015/1 referente ao projeto de pesquisa "A Constituição da Docência Contemporânea para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". O estudo tem como marca a interinstitucionalidade, contando como integrantes pesquisadores das seguintes instituições: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mais recentemente, a pesquisa compõe um conjunto de investigações de pesquisadores que integram o "Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças" - GIPEDI UNISINOS/CNPQ e o grupo de pesquisa "Identidade e Diferença na Educação" - IDE UNISC/CNPQ. Nestes estudos, a cultura é compreendida como produtora de verdades que necessitam ser examinadas criticamente, seja em seu processo de fabricação, seja em seus efeitos. Problematiza-se um conjunto de pedagogias escolares e não escolares que produzem modos de ser e de agir de docentes. Seguindo o cronograma da pesquisa, realizamos até o momento as seguintes atividades: encontro dos pesquisadores e bolsistas com estudo de literatura sobre a temática. Nas sessões de estudos, trabalhamos com 6 dissertações e uma tese produzidas durante os Últimos 4 anos (2012 - 2015), identificando os objetivos, problematizações, justificativas, questões teóricas e as conclusões. Nas sessões estudadas, também analisamos os seguintes cadernos do PNAIC: Caderno 1 - Organização do trabalho pedagógico, Caderno 2 - Quantificação, registros e agrupamentos; Caderno 3 - Construção do sistema de numeração decimal e o Caderno 4 - Operações na resolução de problemas e Caderno 6 - Grandezas e medidas. Considerando os estudos realizados por Foucault (1995, 2004, 2007, 2010), Popkewitz (1992, 1994, 2001, 2009), Nóvoa (2008, 2009, 2011), Narodowski (1994), Dussèl e Caruso (2003), Gatti (2009), Silva e Fabris (2010), Fabris e Traversini (2011), Baumann (2003, 2005) na pesquisa em andamento, nos propomos a problematizar como a docência tem sido posicionada por diferentes discursos, em especial pelos cadernos do PNAIC. Argumenta-se que a docência para ensinar matemática é produzida na e pela cultura. No mapeamento das produções de pesquisa, a maior parte dos 7 estudos encontrados foram propostos por PPGs em Educação da região sul do Brasil, predominantemente nos anos de 2013 e 2015. No ano de 2013, o Letramento foi o tema em destaque. Entre os anos de 2014 e 2015, a Matemática teve a centralização dos estudos. Em síntese, podemos inferir que o PNAIC posiciona o docente como um professor que precisa investir em atividades práticas, atuando na confecção de materiais pedagógicos. Deste modo, posiciona o professor como aquele que nunca está preparado para o exercício da docência.


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