TURNOVER NAS ORGANIZAÇÕES: UMA PROPOSTA DE MODELO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA MINIMIZAÇÃO DO SEU ÍNDICE

JESSICA ANDREIA AGNES, LIANE MAHLMANN KIPPER

Resumo


Para se manter competitivas no mercado as organizações devem fazer mais com menos. É importante focar ao máximo na redução de desperdícios, que geram custos desnecessários e não agregam valor ao processo. No contexto atual tem ocorrido muita rotatividade (turnover) de pessoal, que gera custos que pesam no orçamento de qualquer organização, pois a cada saída de funcionário existem gastos na demissão, admissão e treinamento de outro colaborador para a mesma função. E ainda, se o índice de turnover for muito alto pode haver uma redução da produção e produtividade na organização, o que impacta diretamente em custos. Para mudar esta realidade é necessário fazer uma avaliação dos motivos que promovem a existência da rotatividade, buscando diagnosticar e solucionar as suas principais causas. O objetivo deste trabalho é detectar quais são os problemas na gestão de operações e pessoas em uma organização, visando a correção e minimização do índice de turnover. Para isso foram realizadas pesquisas teóricas sobre o tema bem como buscou-se conceitos e ferramentas que poderiam ser empregadas na solução do problema de rotatividade de pessoal. Um estudo de caso foi realizado e dos resultados encontrados até o momento destaca-se a implantação de um grupo de Círculo de Controle de Qualidade (CCQ's), constituído de colaboradores de várias áreas da empresa, quais sejam: o gerente de produção, os supervisores, os líderes de equipe, representantes da área de Recursos Humanos e do SESMT (Segurança e Medicina do Trabalho e Ergonomia). Além deste resultado foram propostas para solucionar o problema ferramentas de gestão tais como: (1) MASP (método de análise e solução de problemas); (2)Dinâmica de grupo: para entendimento da postura, influência e comunicação dos participantes; (3)Técnica da tempestade de ideias (brainstorming); (4) Análise de prioridade através da técnica GUT (gravidade, urgência, tendência); e (5) 5W2H: checklist das atividades que precisam ser desenvolvidas pelos CCQ's participantes do grupo. Este possibilita um mapeamento do que será realizado, quem realizara, o tempo para realização, onde será realizado (área da empresa, concorrentes, outras unidades), todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser realizada, como será realizada esta atividade e quanto custará para empresa tal processo. A implantação desta proposta está em andamento e os CCQ's já conseguem perceber que existe uma forte necessidade de melhorias em suas áreas a fim de melhorar a gestão de processos como um todo com foco na minimização da rotatividade de pessoal. Como proposta para trabalhos futuros, existe a possibilidade de criar um ciclo de PDCA, a fim de tratar do assunto de forma mais profunda e visando também, o desempenho humano, que pode tornar a resolução de problemas mais difícil.


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