TURNOVER NAS ORGANIZAÇÕES: UMA PROPOSTA DE MODELO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA MINIMIZAÇÃO DO SEU ÍNDICE
Resumo
Para se manter competitivas no mercado as organizações devem fazer mais com menos. É importante focar ao máximo na redução de desperdícios, que geram custos desnecessários e não agregam valor ao processo. No contexto atual tem ocorrido muita rotatividade (turnover) de pessoal, que gera custos que pesam no orçamento de qualquer organização, pois a cada saída de funcionário existem gastos na demissão, admissão e treinamento de outro colaborador para a mesma função. E ainda, se o índice de turnover for muito alto pode haver uma redução da produção e produtividade na organização, o que impacta diretamente em custos. Para mudar esta realidade é necessário fazer uma avaliação dos motivos que promovem a existência da rotatividade, buscando diagnosticar e solucionar as suas principais causas. O objetivo deste trabalho é detectar quais são os problemas na gestão de operações e pessoas em uma organização, visando a correção e minimização do índice de turnover. Para isso foram realizadas pesquisas teóricas sobre o tema bem como buscou-se conceitos e ferramentas que poderiam ser empregadas na solução do problema de rotatividade de pessoal. Um estudo de caso foi realizado e dos resultados encontrados até o momento destaca-se a implantação de um grupo de Círculo de Controle de Qualidade (CCQ's), constituído de colaboradores de várias áreas da empresa, quais sejam: o gerente de produção, os supervisores, os líderes de equipe, representantes da área de Recursos Humanos e do SESMT (Segurança e Medicina do Trabalho e Ergonomia). Além deste resultado foram propostas para solucionar o problema ferramentas de gestão tais como: (1) MASP (método de análise e solução de problemas); (2)Dinâmica de grupo: para entendimento da postura, influência e comunicação dos participantes; (3)Técnica da tempestade de ideias (brainstorming); (4) Análise de prioridade através da técnica GUT (gravidade, urgência, tendência); e (5) 5W2H: checklist das atividades que precisam ser desenvolvidas pelos CCQ's participantes do grupo. Este possibilita um mapeamento do que será realizado, quem realizara, o tempo para realização, onde será realizado (área da empresa, concorrentes, outras unidades), todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser realizada, como será realizada esta atividade e quanto custará para empresa tal processo. A implantação desta proposta está em andamento e os CCQ's já conseguem perceber que existe uma forte necessidade de melhorias em suas áreas a fim de melhorar a gestão de processos como um todo com foco na minimização da rotatividade de pessoal. Como proposta para trabalhos futuros, existe a possibilidade de criar um ciclo de PDCA, a fim de tratar do assunto de forma mais profunda e visando também, o desempenho humano, que pode tornar a resolução de problemas mais difícil.
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