PROCESSO DE VERMICOMPOSTAGEM EM LODO DE CURTUME CONTENDO CROMO E APÓS APLICAÇÃO COMO BIOFERTILIZANTE EM CULTIVO DE CEBOLINHA (ALLIUM SCHOENOPRASUM).

MAIRA CRISTINA MARTINI, CLAUDIMAR SIDNEI FIOR, DÉBORA TAIRINI RIETZKE, ELISETE MARIA DE FREITAS, DEBORA STEVENS, LUCÉLIA HOEHNE

Resumo


A região do Vale do Taquari possui empresas de curtume, e estas por sua vez, geram alguns resíduos como o lodo cromado. Uma problemática dos lodos da indÚstria curtidora é a presença de metais tóxicos, principalmente do cromo (Cr). Por ser um metal tóxico, existe uma grande preocupação com a qualidade ambiental e têm causado o aumento do recolhimento e tratamento desses resíduos, por isso, é importante encontrar uma alternativa para eliminar ecologicamente esse resíduo sem riscos ao ambiente e à saÚde do homem, sendo uma das vias mais corretas, a reciclagem dos elementos presentes no lodo. Visando aproveitar os resíduos orgânicos, um processo a ser implantado é a vermicompostagem, o qual utiliza minhocas para acelerar a decomposição dos resíduos e, consequentemente liberar ácidos hÚmicos. Os ácidos hÚmicos têm grande potencial em adsorver e diminuir a disponibilidade do cromo no lodo. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de redução do cromo utilizando a vermicompostagem com a espécie Ensenia andrei, popularmente conhecida como Vermelha da Califórnia, em lodo de curtume apresentando cromo e a verificação da utilização do hÚmus gerado na produção de mudas de cebolinha. Para isto, as amostras de lodo de curtume contendo cromo foram obtidas no final do processo de curtimento de uma indÚstria localizada da região do Vale do Taquari. Para tal, foram avaliadas as condições do lodo de curtume e do solo em que as minhocas se adaptariam melhor, para posterior realizar o processo de vermicompostagem. Para o experimento, foram montados minhocários adicionando misturas de lodo de curtume e de solo em proporções de 0 a 100% de lodo:solo por um período de sessenta dias. Após o processo de vermicompostagem, o hÚmus gerado foi utilizado no plantio de cebolinha (Allium schoenoprasum) usando proporções de 0 a 100% de solo:hÚmus por um período de sessenta dias. O plantio foi efetuado por sementes, adquiridas no comércio. O experimento foi conduzido no laboratório de biotecnologia de alimentos pertencente ao Tecnovates e em casa de vegetação agrícola com sistema de irrigação por aspersão (gotejamento aéreo), no Centro Universitário Univates. As variáveis avaliadas foram: a concentração de Cr nas raízes e na parte aérea, das cebolinhas, bem como altura das plantas. Como resultados, após o lodo de curtume ser processado na vermicompostagem, houve a redução da biodisponibilidade de Cr, ficando dentro dos teores permitidos pela legislação para áreas agrícolas. Os resultados de plantio expressaram que os teores de metal tóxico (Cr) nas raízes e nas folhas da cebolinha, diminuíram com o aumento das doses do composto aplicado. Provavelmente isso ocorreu devido à presença de ácidos hÚmicos que podem ter complexado o metal, deixando-o menos biodisponível para as cebolinhas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.