SELEÇÃO DE FORNECEDOR DE MATÉRIA PRIMA DE UMA EMPRESA: MÉTODO MULTICRITÉRIO (PROMETHEE E AHP)

JÚlia Losekann Gorck, GRACIELE REDISKE, GUILHERME AUGUSTO SCHWINGEL, JAQUELINE DE MORAES, ELPIDIO OSCAR BENITEZ NARA

Resumo


O cenário mundial atual caracteriza-se pela concorrência acirrada entre as corporações. Essa realidade impõe que as empresas funcionem de forma ágil e precisa, a fim de que essa atuação profissional atenda as exigências do mercado. O princípio da competitividade por si só acelera o processo de tomada de decisão. O tempo disponível para tomar essas decisões geralmente é curto. Para piorar, os problemas normalmente são complexos e as informações incompletas. A consequência dessa mistura perigosa pode levar a decisões que, pelo grau de imprecisão e incerteza que as fundamentou, significarão o surgimento de problemas grandes nas organizações. Destaca-se, portanto, a importância da utilização de instrumentos que auxiliem e agilizem a tomada de decisão, pois eles favorecem o aumento da competitividade da empresa, independentemente do setor nos quais estejam inseridos. E os elementos que devem fazer parte da avaliação de desempenho e da análise multicritério são as particularidades de cada organização, a cultura, a missão, a visão, os valores, a estratégia e os objetivos. Este estudo tem por objetivo a escolha do método multicritério de apoio a decisão adequado para se aplicar na escolha de fornecedor de uma empresa de pequeno porte. Essa análise de seleção de fornecedores, para empresas de médio e pequeno porte, é muito mais importante, visto que as empresas não apresentam um processo estruturado para realizar a tomada de decisão de selecionar fornecedores potenciais para futuras parcerias e alianças estratégicas. O método de pesquisa utilizado para o levantamento de informações publicadas a respeito do método AHP e do método PROMETHEE, tem como objetivo fazer uma comparação entre os dois métodos, para obtermos maiores informações de cada método, com o intuito de facilitar na escolha do método para a real pesquisa. A metodologia utilizada no estudo é exploratória e descritiva e quanto à fonte de informação a pesquisa se classifica como bibliográfica, pois buscou informações sobre o que foi escrito e registrado sobre o assunto. A pesquisa de levantamento das informações para construção do mapa conceitual foi realizada através do portal de periódicos da Capes na base de dados da Scopus e da Web of Science. Com este trabalho facilitamos o entendimento dos sócios da empresa quanto aos métodos AHP e Promethee e mostramos a importância desses métodos nas organizações que exigem tomada de decisões complexas. Na escolha do produto a ser feito a pesquisa de seleção do fornecedor, classificou-se os produtos considerados Matéria Prima nos grupos e nas classes A, B e C de acordo com a quantidade utilizada e o valor, obtendo como padrão a piscina do modelo CC F-600, que é a mais vendida, selecionando apenas os fornecedores que possuem produtos na curva A de faturamento da empresa, esses fornecedores serão selecionados para a simulação do modelo proposto de seleção de fornecedores. Atualmente o critério para seleção de fornecedores na empresa é o preço, porém os sócios da empresa onde o estudo está sendo realizado concordam que um fornecedor tem que ser selecionado considerando-se um conjunto particular de critérios e usando um método que possa ser facilmente aplicado, porém isso ainda não é aplicado na empresa.


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