REDES DE APRENDIZAGEM INTELIGENTES COM FOCO EM MELHORIA CONTÍNUA E PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • RODRIGO HENNIG LOVATO UNISC
  • LIANE MAHLMANN KIPPER UNISC
  • REJANE FROZZA UNISC

Resumo

A constante busca por melhorias cumpre um papel fundamental no cotidiano das organizações, pois além de influenciar diretamente em seus resultados, direciona também o futuro organizacional. A Inteligência Artificial (IA) aplica-se nos mais variados campos do conhecimento, baseando-se em diferentes técnicas e visando atingir objetivos distintos. A área, a qual se concentra no estudo e desenvolvimento de sistemas providos de comportamento inteligente capazes de realizar atividades complexas em nível de competência equivalente ou superior ao de um especialista humano, vem nos auxiliando a otimizar tarefas inclusive em organizações. Tal campo de estudo, aliado à estrutura dinâmica das redes de aprendizagem, aptas para estabelecer um processo de contínua aprendizagem orientado pela troca e fluxo de informação, revela uma região do conhecimento a ser estudada: como as redes de aprendizagem inteligentes podem auxiliar nos processos de melhoria contínua. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de como a inteligência artificial pode auxiliar a melhoria contínua e a padronização dos processos utilizando redes de aprendizagem. Quanto à metodologia de pesquisa, realizou-se uma bibliometria quantitativa e qualitativa, com critérios definidos pelos autores. Primeiramente, procedeu-se a bibliometria quantitativa utilizando as bases de dados do Scopus e Web of Science com as palavras chave "Artificial Intelligence", "Learning Networks" e "Kaizen". Realizaram-se as pesquisas com cada palavra em separado, a seguir cruzando-se duas a duas e, por fim, utilizando as três. Em seguida, para a bibliometria qualitativa, quatro artigos foram selecionados para serem estudados e comparados entre si, considerando pontos como objetivos, métodos, técnicas associadas, resultados encontrados, limitações e trabalhos futuros sugeridos. A partir dos resultados encontrados, fica claro que ao realizar as buscas com apenas uma palavra-chave a quantidade de trabalhos exibidos pelas bases de dados é significante. Por outro lado, ao cruzá-las, encontram-se resultados inferiores e limitados, indicando poucos estudos desenvolvidos relacionando-se tais temas no período de abrangência estipulado, revelando-se um campo promissor a ser explorado. Embora não tenham sido encontradas publicações cruzando as três palavras-chave, observando-se o estudo comparativo entre os trabalhos selecionados, verifica-se que há em comum o objetivo de suprir necessidades e/ou buscar melhorias. Os artigos propõem meios que visam desenvolver redes automatizadas eficientes e menos complexas em organizações, otimizar em seu sistema de gestão questões como velocidade e eficiência de treinamentos, distribuição de carga de trabalho, auxiliar o gestor a realizar previsões precisas e automatizar atividades de gestão. Planeja-se, como próximos passos da pesquisa, propor uma maneira de integrar as redes de aprendizagem inteligentes nos processos de melhoria contínua, realizando assim uma avaliação prática em uma organização.

Biografia do Autor

  • RODRIGO HENNIG LOVATO, UNISC
    UNISC
  • LIANE MAHLMANN KIPPER, UNISC
    UNISC
  • REJANE FROZZA, UNISC
    UNISC

Publicado

2015-10-07

Edição

Seção

Ciências Exatas da Terra e Engenharias