A ESTAÇÃO FÉRREA DE SANTA CRUZ DO SUL E A PAISAGEM CULTURAL

Diego Hennig Lovato, Doris Maria Machado de Bittencourt

Resumo


O presente trabalho constitui-se em um dos objetivos da pesquisa "Arquitetura Industrial em Santa Cruz do Sul" orientada pelos professores Dra. Doris Maria Machado de Bittencourt e Mestre Milton Roberto Keller. O objetivo geral está centrado em pesquisar a origem e o desenvolvimento da indústria e fazer a análise de exemplares da arquitetura industrial na cidade de Santa Cruz do Sul, no período da República Velha (1889- 1930). O objetivo específico deste trabalho centra-se em realizar pesquisa sobre a história do Ramal Ferroviário Ramiz Galvão, bem como analisar os princípios norteadores que elevam a área da Estação Ferroviária como paisagem cultural. O ramal ferroviário Ramiz Galvão, que conectou Santa Cruz do Sul às estradas de ferro existentes, foi o precursor do desenvolvimento econômico, urbano e cultural da cidade, contribuindo para a formação do sitio em uma paisagem cultural. O termo "paisagem" é historicamente utilizado em muitas disciplinas, tais como história, arquitetura e urbanismo, planejamento territorial, artes, arqueologia, recebendo significados distintos. Porém coube à geografia maior dedicação, cuja abordagem crítica permite tratarmos da nova categoria de Paisagem Cultural no campo da preservação de patrimônio. Para tal feito foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais temas e terminologias relacionadas à paisagem cultural, bem como pesquisas em livros, entrevistas, manuscritos e artigos, além de análises de fotografias e documentos históricos do Centro de Documentação da Universidade de Santa Cruz do Sul (CEDOC) ligados ao tema e a história do local. Dessa forma, como resultado parcial, foi descoberto que a implantação da estrada de ferro originou um bairro de caráter industrial em seu entorno, e também que a paisagem cultural do local se dá pelo valor artístico, histórico e simbólico que a mesma possui. O conceito de paisagem cultural deve ser encarado como patrimônio por englobar diferentes elementos que estão relacionados entre si, sejam eles materiais ou imateriais. Os bens culturais materiais do local podem ser definidos pelas rugosidades urbanas, tais como a arquitetura, representada pela estação férrea e pelas indústrias que se instalaram em seu entorno; as dimensões dos lotes existentes, o que caracteriza o processo de urbanização e a relação do homem com a paisagem natural; e pelo eixo da antiga estrada de ferro. Por outro lado, os bens imateriais podem ser caracterizados pelo valor histórico da paisagem, o simbolismo de progresso econômico e pelas relações de comércio que foram protagonizadas no local. A construção do conjunto férreo possibilitou portanto o desenvolvimento comercial e industrial de Santa Cruz do Sul, a evolução urbana no contexto espacial influenciando também no modo de vida da população, com a viabilidade de viajar com maior facilidade, por exemplo. Com isso, o projeto de pesquisa visa ainda propor alternativas para recuperar e valorizar a Paisagem Cultural da Estação Ferroviária, com a requalificação de prédios com finalidades condizentes com a atualidade.


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