DOCÊNCIA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS

Leticia Caroline Rutsatz, Elisandra Rosimeri Mueller, Cátia Maria Nehring, Marta Cristina Cezar Pozzobon, Cláudio José de Oliveira

Resumo


Este trabalho parte dos resultados parciais de um projeto de pesquisa que tem por objetivo estudar a constituição da docência de professores que ensinam matemática. Nesse recorte da pesquisa tomamos como locus investigativo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segunda versão revisada e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCN´s), em especial na relação estabelecida nos documentos entre a área de matemática e os anos iniciais do ensino fundamental (AIEF). A BNCC, na área de matemática, sugere objetivos básicos de aprendizagem que estão organizados em unidades curriculares. Segundo o documento, estas indicações podem servir de referência na elaboração dos currículos escolares. Para realizar o presente estudo, utilizamos a análise documental, examinando a estrutura da área de matemática, tendo como palavras-chave: docência, anos iniciais do ensino fundamental e matemática. Analisamos os jogos de verdade que produzem uma docência para ensinar matemática, problematizando a formação de professores para os anos iniciais. A partir dos Estudos Foucaultianos e dos Estudos em Docência, principalmente nos conceitos de discurso e de jogos de verdade, foi possível compreender que essas prescrições estão atreladas tanto a um conjunto de verdades quanto a características desejáveis para a constituição de uma docência. No escrutínio do material, na seção da área de matemática nos AIEF (p. 131 - p. 136, p. 252 - p. 281), encontramos a palavra professor repetida cinco vezes; práticas pedagógicas, sete; cotidiano, sete; e contexto dezessete vezes. A palavra docência não foi mencionada, no entanto, docente é mencionada duas vezes. No mesmo documento há indicações de aproximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Nesse sentido, ainda, percorrendo o documento da área de matemática nos AIEF, encontramos que as atividades devem estar articuladas a partir de práticas individuais e coletivas na elaboração e na resolução de problemas que estimulem observações sistemáticas de aspectos qualitativos e quantitativos da sociedade. Em relação à docência nos dois documentos, a BNCC e DCN´s, parece existir uma indicação que ela deve ser solidária e não solitária. Deste modo, podemos inferir que a constituição da docência está implicada com um sujeito professor contextualizado, que proponha e resolva problemas. Assim, para finalizar, ainda nos é possível questionar quais as teorias que estão informando o professor a partir das prescrições presentes nos dois documentos. 


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