DOCÊNCIA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS
Resumo
Este trabalho parte dos resultados parciais de um projeto de pesquisa que tem por objetivo estudar a constituição da docência de professores que ensinam matemática. Nesse recorte da pesquisa tomamos como locus investigativo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segunda versão revisada e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCN´s), em especial na relação estabelecida nos documentos entre a área de matemática e os anos iniciais do ensino fundamental (AIEF). A BNCC, na área de matemática, sugere objetivos básicos de aprendizagem que estão organizados em unidades curriculares. Segundo o documento, estas indicações podem servir de referência na elaboração dos currículos escolares. Para realizar o presente estudo, utilizamos a análise documental, examinando a estrutura da área de matemática, tendo como palavras-chave: docência, anos iniciais do ensino fundamental e matemática. Analisamos os jogos de verdade que produzem uma docência para ensinar matemática, problematizando a formação de professores para os anos iniciais. A partir dos Estudos Foucaultianos e dos Estudos em Docência, principalmente nos conceitos de discurso e de jogos de verdade, foi possível compreender que essas prescrições estão atreladas tanto a um conjunto de verdades quanto a características desejáveis para a constituição de uma docência. No escrutínio do material, na seção da área de matemática nos AIEF (p. 131 - p. 136, p. 252 - p. 281), encontramos a palavra professor repetida cinco vezes; práticas pedagógicas, sete; cotidiano, sete; e contexto dezessete vezes. A palavra docência não foi mencionada, no entanto, docente é mencionada duas vezes. No mesmo documento há indicações de aproximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Nesse sentido, ainda, percorrendo o documento da área de matemática nos AIEF, encontramos que as atividades devem estar articuladas a partir de práticas individuais e coletivas na elaboração e na resolução de problemas que estimulem observações sistemáticas de aspectos qualitativos e quantitativos da sociedade. Em relação à docência nos dois documentos, a BNCC e DCN´s, parece existir uma indicação que ela deve ser solidária e não solitária. Deste modo, podemos inferir que a constituição da docência está implicada com um sujeito professor contextualizado, que proponha e resolva problemas. Assim, para finalizar, ainda nos é possível questionar quais as teorias que estão informando o professor a partir das prescrições presentes nos dois documentos.
Apontamentos
- Não há apontamentos.