A (IN) EFICÁCIA DO PROERD COMO POLÍTICA PÚBLICA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CAPÃO DA CANOA - RS

Brenda Domingues de Vasconcelos, Karina Meneghetti Brendler

Resumo


Atualmente a violência e o uso de drogas têm preocupado muito a sociedade. As pessoas sofrem com as mais variadas formas de violência no dia a dia, entretanto, não se trata de um assunto exclusivamente atual, é um fenômeno que vem aumentando há muito tempo. O alargamento da violência urbana e na sociedade se reflete no ambiente escolar, o que é ainda mais preocupante. Nesse contexto, há necessidade de se compreender aspectos sobre o vínculo familiar, a sua evolução e transformação de forma e estrutura. A família é a maior base para a sociedade, já que crianças e adolescentes adquirem seus princípios e valores para o convívio da vida adulta nesse meio. Não obstante, outros aspectos influenciam na vida dos jovens, há fatores externos à família que podem influenciá-los. Diante disso, professores, pais e alunos, bem como a sociedade em geral, necessitam de ações preventivas, que trabalhem no sentido de diminuir conflitos e drogadição nas escolas, bem como na vida adulta. É por esse motivo que a Brigada Militar desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, em escolas municipais, estaduais e particulares no Estado do Rio Grande do Sul desde o ano de 1998. Trata-se de um trabalho realizado com o apoio das escolas e famílias, objetivando prevenir que haja qualquer tipo de violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer e resistir às pressões e às influências diárias que contribuem para o uso de drogas. Este trabalho objetiva, fazer um levantamento de pontos inerentes às drogas e à violência na sociedade contemporânea, e, da mesma forma, verificar a melhor maneira para combater tais fenômenos, através do estudo de aspectos doutrinários, além de analisar a eficácia do PROERD como estratégia de prevenção. Assim, a presente pesquisa, através da utilização do método dedutivo, permite compreender a evolução das famílias, a estrutura escolar, bem como analisar quais os fatores que levam à violência e conduzem crianças e adolescentes para o mundo das drogas. Com o emprego do método qualitativo, através de questionários aplicados nas escolas, buscou-se analisar a (in) eficácia do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD como Política Pública de Prevenção no município de Capão da Canoa/RS. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa de campo, com alunos e professores da rede de ensino municipal, fazendo um comparativo entre alunos que participaram ou não do Programa, a fim de verificar a eficácia do PROERD. Como resultado, percebe-se que o Programa atinge a maior parte dos objetivos traçados, entretanto pode aperfeiçoar-se em alguns pontos, em especial, preocupando-se com a inclusão de alunos com necessidade especiais, bem como atingindo um espectro maior de crianças.


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