EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Reflexões realizadas a partir da pesquisa Experiências de escrita e letramento na formação de professores para a Educação Básica acerca de uma de suas etapas, que trata especificamente do levantamento da produção teórica sobre escrita em Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras na Região Sul do Brasil é o tema deste resumo. Atendemos, com esse estudo, aspectos específicos dos objetivos da pesquisa citada, tais como: colaborar com debates sobre a escrita; problematizar aprendizagens da linguagem; possibilitar interações entre as produções de professores de pós-graduação e de graduação, acadêmicos do stricto sensu e das licenciaturas; produzir e socializar saberes junto aos professores da EB, especialmente aqueles vinculados às ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A metodologia utilizada para o estudo em foco consistiu na busca nos repositórios, na leitura e análises dos resumos das produções vinculadas aos programas de pós-graduação stricto sensu das Universidades Federais localizadas nas capitais dos três estados da Região Sul. Neste recorte, foram encontradas nove dissertações e onze teses, a partir do descritor “escrita”, e seus complementos: de professores, na universidade, no ensino superior, na graduação, no PIBID. O referencial teórico utilizado para nossas reflexões contou principalmente com as contribuições de Larrosa (1995), Benjamin (1992), Ricoeur (1994), Morin (2000; 2002), Echeverría (2006) e Maturana (1998). A produção encontrada, totalizando onze itens, tem a seguinte distribuição, conforme os repositórios da Universidade Federal do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul: duas dissertações na UFPR; cinco dissertações e duas teses na UFSC; e duas teses na UFRGS. Essa produção trata de temas diversos, cujos eixos de discussão resumimos assim: Letramentos acadêmicos (T), saber sobre a escrita e atos enunciativos (T), na UFRGS; ensino da escrita na escola (D), escrita acadêmica (D), processo de formação da escola básica (T), práticas de letramentos de educadores (D), brincadeira e linguagem escrita (D), letramentos digitais (T), a escrita nos anos iniciais (D), na UFSC; aprendizagem inicial da leitura e da escrita (D), leitura e escrita (D), na UFPR. As conclusões parciais, considerando os dados quantitativos, apontam para uma baixa produção intelectual acerca do tema. Porém, em uma perspectiva qualitativa, vale destacar a amplitude das temáticas abordadas, a partir do que concluímos que estas contribuem para uma ampliação na percepção dos atores envolvidos na formação de professores a respeito da importância das experiências de escrita.
Apontamentos
- Não há apontamentos.