A ENUNCIAÇÃO COMO BASE PARA A LEITURA

Lucca Manica Herzog, Cristiane Dall Cortivo Lebler

Resumo


O domínio da leitura envolve a apreensão de sentidos implícitos, a identificação de vozes no texto, a relação com o contexto em que este foi produzido e, sobretudo, a compreensão dos encadeamentos que são construídos pela própria língua nos enunciados. Ler, portanto, exige variadas competências e apresenta grande valor social, sendo meio para a autonomia de qualquer sujeito. A base das relações, da esfera pessoal à profissional, se estabelece através da linguagem e, segundo Bakhtin (2013), concretiza-se por determinados modelos discursivos que compartilham um estilo, uma estrutura e uma unidade temática. A exploração do emprego da linguagem, por conseguinte, demanda complexas habilidades discursivas, envolvendo escolhas lexicais em função do sentido pretendido e a construção do discurso em função do interlocutor e da situação contextual. Observa-se, por consequência, que o domínio da comunicação por textos escritos não é internalizado facilmente. Ele deve ser exercitado e praticado de modo competente. Tendo em vista esse cenário, relacionar a leitura com a Linguística da Enunciação possibilita-nos compreender melhor o que lemos. Podemos, assim, atentar para as marcas do sujeito responsável por qualquer enunciação, bem como considerar, por essas marcas, o sentido dos discursos e as particularidades dos gêneros que circulam nas diferentes áreas de interlocução. Uma notícia não é lida com os mesmos objetivos nem demanda as mesmas estratégias de atribuição de sentido de um conto ou de uma crônica, já que cada um dos gêneros apresenta uma composição linguística e enunciativa específica. Por isso, o trabalho em desenvolvimento tem como objetivo produzir uma aplicação teórica que auxilie essa compreensão e ajude leitores no enfrentamento das dificuldades na leitura de escritos. Para isso, serão selecionados, para o trabalho, duas notícias, veiculadas on-line. Estas serão analisadas com base nas teorias enunciativas estudadas em técnica bibliográfica, sobre gêneros de discurso, dialogismo e argumentação. A crítica subsequente do corpus será realizada por uma abordagem dedutiva, assim como foi a análise descritiva da bibliografia, a fim de utilizar didaticamente o aporte teórico na criação de um roteiro de leitura conceitualmente adequado. Esse roteiro de questões é importante para sistematizar material que possa servir de base para a leitura e o seu ensino, apontando e facilitando principalmente a consideração de enunciados significativos para a compreensão e construção social de sentido em discursos. Para atingir esses objetivos ainda pretendidos, deve-se o cuidado a cada construção enunciativa, a cada sentença e proposição de atividade analítica e metalinguística.


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