IDENTIDADE PROFISSIONAL EM DIFERENTES FASES DA VIDA

Israel Cristiano Pacheco, Bibiana Borba Goettert, Lucas Aprato Barruffe, Daniela Roberta Haas, Caroline Kipper de Lara, Tagiani Brizolla Duarte de Moura, Roselaine Berenice Ferreira da Silva

Resumo


Este estudo consiste em um dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Mensuração e Testagem Psicológica, do Curso de Psicologia, da Universidade de Santa Cruz do Sul. Neste projeto de pesquisa, objetiva-se identificar presença de afetos positivos e negativos na consolidação de uma identidade profissional. Caracteriza-se como um estudo quantitativo, correlacional, de levantamento e associação entre variáveis, sendo a amostra constituída por pessoas que estão definindo, ou redefinindo, sua identidade profissional, em diversas idades, pertencentes à região do Vale do Rio Pardo. Instrumentos utilizados: ficha de dados sociodemográficos, com o objetivo de caracterizar e descrever os sujeitos da amostra; Teste de Avaliação de Interesses Profissionais (AIP), instrumento psicológico que identifica perfil profissional a partir dos interesses do sujeito; o BBT - Teste de Foto de Profissões, instrumento psicológico que permite analisar a tendência do sujeito para determinado tipo de atividade ou profissão; a Técnica de Zulliger, instrumento psicológico que possibilita a identificação de características de personalidade do sujeito. Até o presente momento, foram avaliados 22 sujeitos, compreendendo a faixa etária entre 16 e 26 anos, sendo a maioria concluinte do Ensino Médio. Destes, 80% da amostra pertence ao sexo feminino. Os resultados na testagem psicológica utilizada revelaram que áreas diversas do conhecimento foram identificadas, desde tendência a demonstrar maior interesse para as áreas de exatas, até as humanas. O nível de interesse nas ciências físicas, por exemplo, é maior no sexo masculino, enquanto na área social predomina o sexo feminino. Essas escolhas evidenciam preferência por atividades voltadas ao relacionamento interpessoal, com atitudes de receptividade, proximidade afetiva, trabalho em equipe e relações de ajuda. Em nossa amostra não foi identificada uma predominância por áreas consideradas femininas ou masculinas; pelo contrário, algumas adolescentes do sexo feminino demonstraram interesse por áreas que exigem objetividade e o uso da razão. O Z-teste é o instrumento que revelou maior aprofundamento dessas questões, em que os sujeitos revelaram presença de conflitos, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, além de dificuldades no controle impulsivo. Tais características podem explicar o momento vivencial desses sujeitos, sendo a maioria constituída por adolescentes, o que também auxilia para dificultar sua escolha profissional de forma mais tranquila. Em termos de identificação de sentimentos envolvidos em relação à escolha profissional, os jovens revelaram, pelas respostas dadas ao Z-teste, presença de conflitos intrapsíquicos, prejudicando, com isso, as relações interpessoais. Desta forma, presume-se que esses conflitos estejam relacionados a sentimentos de desesperança, além de sentimentos de ansiedade que interferem no momento da escolha profissional. Cabe destacar que estas são conclusões parciais adquiridas de uma reduzida amostra obtida até o momento. O intuito é ampliar a mesma, com o foco de maior aprofundamento na análise dos dados encontrados.

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