ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DOCÊNCIA E ETNOMATEMÁTICA

Vitória dos Santos de Vargas, Cláudio José de Oliveira

Resumo


Neste resumo, apresentamos as atividades realizadas no primeiro semestre de 2019 na pesquisa “Docência, Etnomatemática e Práticas educativas - desdobramentos”. A pesquisa assume um caráter qualitativo tendo como referência estudos acerca da Docência e da Etnomatemática. Estamos interessados em discutir como nos tornamos professores que ensinam matemática e em quais processos estão implicados na formação matemática e na constituição da docência de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos de três suspeitas: que a formação matemática oferecida às estudantes professoras nos cursos de Pedagogia é ‘insuficiente’ para o exercício da docência; que as disciplinas do componente curricular Matemática, dos Estágios Supervisionados, e da atuação nos programas de iniciação à docência, entre eles o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e, mais recentemente, o Programa de Residência Pedagógica (CAPES), promovem um trabalho colaborativo com as escolas e com a licenciatura; e que a BNCC é referência na elaboração de políticas de formação de professores que ensinam matemática. Dessa forma, queremos compreender como os Estágios Supervisionados e as disciplinas do componente curricular matemática incidem na apropriação de conceitos matemáticos e na constituição da docência. Nesse sentido, inicialmente nos apoiamos na atividade aqui apresentada. Em 2019/1, foi realizado o estado do conhecimento acerca da temática proposta. Assim, trabalhamos com o mapeamento das dissertações e das teses em oito Universidades do Estado do Rio Grande do Sul, no período (2016 – 2019). O mapeamento foi realizado a partir dos seguintes descritores: Ensino de Matemática, Docência, Etnomatemática, Anos iniciais do Ensino Fundamental. A seguir, tendo como referência a ferramenta Wordle-Create, foram geradas “nuvens de palavras” a partir dos objetivos e dos resultados dos vinte e cinco trabalhos encontrados. Na organização do resultado dessa estratégia, as palavras são apresentadas em várias cores e tamanhos, com base no número de menções feitas em determinado texto. Nos achados iniciais dos trabalhos investigativos mapeados, as palavras docência, ensino de matemática e BNCC ficaram em evidência diante das demais. Quanto aos resultados apontados, constatamos a preocupação com o ensinar matemática, com a dificuldade de aprendizagem dos alunos e com a necessidade da formação permanente do professor. Em contraste com as suspeitas da nossa pesquisa, não encontramos que os estágios e a condição de bolsista sejam importantes no percurso formativo do estudante professor. No que se refere à docência, o centro das discussões está apenas no professor e nos seus investimentos na inovação das suas técnicas de ensinar. Em relação ao ensino da matemática, o foco dos estudos foi a atualização dos conteúdos em consonância com a BNCC. Assim, o mapeamento e estudo das dissertações e teses, no que se refere aos objetivos e resultados, trouxe outros desafios e possibilidades para a pesquisa em andamento.

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