A SABEDORIA GUARANI E A PSICOLOGIA COMPLEXA COMO CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO

Ana Flávia Fuerstenau, Ana Luisa Teixeira de Menezes

Resumo


Apresentarei nesse trabalho as reflexões obtidas a partir de ações realizadas como parte do projeto de pesquisa “Aprendizagens interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação das infâncias”, aprovado pelo Edital Universal CNPq 2016, vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e Psicologia Profissional, da Universidade de Santa Cruz do Sul. Essas ações foram realizadas a partir de investigações nos campos educativos da interculturalidade e da psicologia complexa, que permitem repensar o processo educativo como uma dimensão também psíquica, dotada de sentidos e subjetivações. Aproximando os saberes indígenas e não-indígenas acerca da formação do sujeito e seu conhecimento, buscamos enriquecer os ambientes de aprendizado com o objetivo de possibilitar uma maior significação para o sujeito que aprende e ensina. Para tanto, realizamos, ao longo do primeiro semestre de 2019, atividades de aproximação com a cultura indígena, como aulas sobre a linguagem Guarani; confecção de chocalhos tradicionais; rodas de conversa com caciques e moradores de uma aldeia próxima. Também exploramos as problemáticas vividas no psiquismo sul-americano, com palestra e rodas de conversa sobre os novos significados do popular na América Profunda. Além desse movimento intercultural no âmbito universitário, proporcionamos a um grupo de 15 alunos de 6º e 7º anos de uma escola municipal uma sequência de seis encontros em que se trabalhou a expressão individual em trabalhos pessoais e coletivos, como produção de obras em argila, tinta, lápis de colorir, giz de cera etc. Nesses trabalhos, ativamos potenciais criativos e a capacidade expressiva de cada um, fomentando o livre fluxo de ideias e sentimentos entre o mundo interno, sensível, e o mundo externo, material. Nos mesmos encontros, possibilitamos, em diferentes momentos, a contação de mitos indígenas, potencializando a capacidade de simbolizar, significar e utilizar metáforas para a compreensão do ser humano e da vida. O diálogo com a cultura Guarani conflui com a psicologia complexa à medida em que respeita a organicidade, os símbolos e a individualidade do ser humano, contribuindo de forma elementar para a germinação dessa luta por uma educação com alma. Através de vivências de biodança, desenvolvemos o olhar para o outro, o toque, a autoconfiança e a determinação. Esse projeto de encontros foi tão bem aceito que decidimos dar-lhe continuidade, formando novos grupos de estudantes, de diferentes anos escolares, a serem trabalhados durante o segundo semestre de 2019. Entendendo a comunidade escolar como dotada de alma e de completude, vimos também a necessidade de estender este projeto aos professores da instituição. Trabalhando com uma metodologia de pesquisa colaborativa e participante, concluímos que as práticas e princípios educativos Guarani contribuem com uma educação integrada ao sensível, ativando uma função psíquica simbólica no pensamento. Temos experienciado as aprendizagens interculturais com esse povo como espaços de formação educativa, através dos quais a vivência, a intuição e a imagem são integradas à educação e ao autoconhecimento no diálogo e ressignificação da aprendizagem na educação básica.


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