PROPOSTAS DE AÇÕES DOCENTES E A SUPERAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.116Palavras-chave:
Educadores. Ações pedagógicas tradicionais. Teorias pós-críticas.Resumo
A superação das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História coloca-se como uma imposição para os educadores. A utilização sistemática do livro didático, a constante utilização de aulas expositivas, sem a efetiva participação dos educandos, o apego ao currículo, elaborado sem levar em conta a construção de uma consciência crítica, a simples transmissão de um conhecimento pronto, são algumas características ainda presentes no ensino público. A partir dessas constatações verificadas em aulas de História, ministradas por educadores de instituições públicas de ensino, o presente trabalho busca apontar algumas ações pedagógicas que propusessem uma superação de ações pedagógicas características da pedagogia tradicional. O trabalho propõe também uma discussão acerca da análise da ação pedagógica do educador e sua conseqüência para a construção do conhecimento por parte dos educandos.Downloads
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