PROPOSTAS DE AÇÕES DOCENTES E A SUPERAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

  • cesar Daniel Rolim

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.116

Palabras clave:

Educadores. Ações pedagógicas tradicionais. Teorias pós-críticas.

Resumen

A superação das práticas pedagógicas tradicionais no ensino de História coloca-se como uma imposição para os educadores. A utilização sistemática do livro didático, a constante utilização de aulas expositivas, sem a efetiva participação dos educandos, o apego ao currículo, elaborado sem levar em conta a construção de uma consciência crítica, a simples transmissão de um conhecimento pronto, são algumas características ainda presentes no ensino público. A partir dessas constatações verificadas em aulas de História, ministradas por educadores de instituições públicas de ensino, o presente trabalho busca apontar algumas ações pedagógicas que propusessem uma superação de ações pedagógicas características da pedagogia tradicional. O trabalho propõe também uma discussão acerca da análise da ação pedagógica do educador e sua conseqüência para a construção do conhecimento por parte dos educandos.

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Publicado

2007-11-30

Cómo citar

Rolim, cesar D. (2007). PROPOSTAS DE AÇÕES DOCENTES E A SUPERAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA. Ágora, 13(1), 187-204. https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.116

Número

Sección

Artigos