ROMPENDO OS MUROS DA SALA DE AULA: O TRABALHO DE CAMPO NA APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

Autores

  • Ani Maria Braun

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.118

Palavras-chave:

Geografia. Educação. Processo de Aprendizagem. Trabalho de Campo.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a aprendizagem de Geografia enfatizando o Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para tanto, investigou-se práticas pedagógicas em duas escolas públicas de Ensino Básico de Santa Cruz do Sul. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática resultante de Trabalhos de Campo realizados pelos professores de Geografia. A análise dos TCs foi norteada por nove indicadores pedagógicos. Verificou-se que o TC constitui uma possibilidade na compreensão da complexidade do mundo atual por parte dos alunos, desde que seja planejado em suas diferentes etapas e adequado ao contexto do tema em questão a partir de referenciais teóricos claros sobre o processo de aprendizagem, o campo conceitual da educação geográfica tendo em vista a formação do Ser Humano.

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Publicado

2007-11-30

Como Citar

Braun, A. M. (2007). ROMPENDO OS MUROS DA SALA DE AULA: O TRABALHO DE CAMPO NA APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. Ágora, 13(1), 250-272. https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.118

Edição

Seção

Artigos