ROMPENDO OS MUROS DA SALA DE AULA: O TRABALHO DE CAMPO NA APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.118Keywords:
Geografia. Educação. Processo de Aprendizagem. Trabalho de Campo.Abstract
O presente artigo objetiva refletir sobre a aprendizagem de Geografia enfatizando o Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para tanto, investigou-se práticas pedagógicas em duas escolas públicas de Ensino Básico de Santa Cruz do Sul. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática resultante de Trabalhos de Campo realizados pelos professores de Geografia. A análise dos TCs foi norteada por nove indicadores pedagógicos. Verificou-se que o TC constitui uma possibilidade na compreensão da complexidade do mundo atual por parte dos alunos, desde que seja planejado em suas diferentes etapas e adequado ao contexto do tema em questão a partir de referenciais teóricos claros sobre o processo de aprendizagem, o campo conceitual da educação geográfica tendo em vista a formação do Ser Humano.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.