Espaços comerciais de hospitalidade em centros urbanos: análise da reputação online de restaurantes de Curitiba em TripAdvisor

Autores

  • Alan Aparecido Guizi Professor do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi; Doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-1404-9908
  • Camila Bizinelli Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gonçalves Gândara Professor e pesquisador dos cursos de mestrado em Turismo e, de mestrado e doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de las Palmas de Gran Canária

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.13112

Palavras-chave:

Hospitalidade, Economia de Experiências, Reputação online

Resumo

A hospitalidade trata dos relacionamentos humanos, cujo objetivo é o oferecimento de calor humano a alguém deslocado de sua origem, mas não somente. Neste contexto, a hospitalidade em domínio comercial trata das relações humanas em meio ás ofertas e demandas de mercado, que visa oferecer ao cliente uma experiência diferenciada de serviço, de interação, de conforto e acolhimento, cujos objetivos também são abordados pela teoria de economia de experiências, que visa criar um momento que será sempre lembrado pelo cliente, por meio de um serviço diferenciado e, muitas vezes, tematizado. Baseando-se nessas teorias, adotam-se os restaurantes curitibanos visando compreender a sua reputação online em TripAdvisor baseando-se na teoria da hospitalidade e de economia de experiências. Com isso, almeja-se responder à seguinte problemática: De que modo as teorias de hospitalidade e economia de experiências auxiliam na compreensão da reputação online de restaurantes curitibanos? Esse estudo de característica quantitativa, utilizou-se das avaliações postadas por turistas e visitantes, em TripAdvisor no período de Maio a Julho de 2014, em 1.081 restaurantes, sendo 90 avaliações para cada estabelecimento, visando compreender quais as observações realizadas tanto positivamente quanto negativamente, estabelecendo-se 45 variáveis de análise tendo como base as teorias de hospitalidade e economia de experiências. Ao final, observou-se que houveram consideravelmente mais avaliações positivas aos restaurantes curitibanos, demonstrando a boa reputação que esses possuem, assim como a reputação curitibana para o turismo gastronômico tendo, entre as variáveis mais citadas, atendimento, qualidade, conforto do ambiente, preços e variedade de produtos as variáveis mais citadas e, portanto, com maior destaque.

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Publicado

2019-07-16

Como Citar

Guizi, A. A., Bizinelli, C., & Gândara, J. M. G. (2019). Espaços comerciais de hospitalidade em centros urbanos: análise da reputação online de restaurantes de Curitiba em TripAdvisor. Ágora, 21(1), 13-24. https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.13112

Edição

Seção

Dossiê: Gastronomia, história e região: das perspectivas históricas ao enoturismo, a enogastronomia e a cozinha regional