Museu é lugar de criança sim senhor! a consonância entre a educação patrimonial e o ensino de história a partir de uma experiência do programa residência pedagógica da Unisc, em Santa Cruz do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.13978Palavras-chave:
Ensino de História. Educação Patrimonial. Residência Pedagógica.Resumo
Este trabalho discorre considerações acerca das relações entre a educação patrimonial e o ensino de história - dentro de uma perspectiva transversal, a partir de uma ação educativa com alunos e alunas da educação básica no Museu do Colégio Mauá, situado em Santa Cruz do Sul. Amostra desta pesquisa, uma turma de sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás composta por 25 alunos e alunas apresentou, previamente, suas expectativas quanto à visitação do espaço museal. Realizada a visita ao museu, estes alunos e alunas apresentaram suas considerações acerca da experiência pedagógica vivenciada. A análise das prévias concepções e dos relatos posteriores à visitação são objeto das discussões deste trabalho. Tal atividade propiciou a materialização dos conceitos teóricos trabalhados previamente em sala de aula e reflexões acerca de aspectos históricos constitutivos da região a partir das seleções das peças expostas.Downloads
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