Museu é lugar de criança sim senhor! a consonância entre a educação patrimonial e o ensino de história a partir de uma experiência do programa residência pedagógica da Unisc, em Santa Cruz do Sul/RS

Autores

  • Eduardo Alexandre Louzado Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Schwengber Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cícero Augusto Richter Schneider Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.13978

Palavras-chave:

Ensino de História. Educação Patrimonial. Residência Pedagógica.

Resumo

Este trabalho discorre considerações acerca das relações entre a educação patrimonial e o ensino de história - dentro de uma perspectiva transversal, a partir de uma ação educativa com alunos e alunas da educação básica no Museu do Colégio Mauá, situado em Santa Cruz do Sul. Amostra desta pesquisa, uma turma de sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás composta por 25 alunos e alunas apresentou, previamente, suas expectativas quanto à visitação do espaço museal. Realizada a visita ao museu, estes alunos e alunas apresentaram suas considerações acerca da experiência pedagógica vivenciada. A análise das prévias concepções e dos relatos posteriores à visitação são objeto das discussões deste trabalho. Tal atividade propiciou a materialização dos conceitos teóricos trabalhados previamente em sala de aula e reflexões acerca de aspectos históricos constitutivos da região a partir das seleções das peças expostas.

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Publicado

2019-07-21

Como Citar

Louzado, E. A., Schwengber, G., & Schneider, C. A. R. (2019). Museu é lugar de criança sim senhor! a consonância entre a educação patrimonial e o ensino de história a partir de uma experiência do programa residência pedagógica da Unisc, em Santa Cruz do Sul/RS. Ágora, 21(2), 94-105. https://doi.org/10.17058/agora.v21i2.13978

Edição

Seção

Tema Livre