Uma avaliação dos aspectos habitacionais urbanos nos planos diretores: Da proposição à prática em pequenas cidades do delta do Rio Amazonas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15798

Palavras-chave:

Planos Diretores, Programas Habitacionais, Pequenas Cidades.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre habitação de interesse social, se essa categoria foi contemplada nos Planos Diretores de três municípios, Afuá e Ponta de Pedras, localizados no Estado Pará, e Mazagão, localizado no Estado do Amapá. A metodologia adotada consistiu em visitas aos órgãos públicos municipais, levantamentos teóricos sobre o déficit habitacional, bem como entrevistas semiestruturadas com agentes do poder público local, as quais foram aprovadas por um comitê de ética em pesquisa. Os resultados obtidos demonstraram que nos Planos Diretores de Afuá e Ponta de Pedras a habitação de Interesse Social (ZEIS) não é contemplada, não há o estabelecimento de ZEIS. No município de Mazagão não foi possível identificar políticas habitacionais no Plano Diretor, pois esta municipalidade não dispõe deste instrumento jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jobair Assis Rangel, UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (2019). Possui licenciatura plena em Geografia (2005) pela Universidade do Vale do Paraíba. Atualmente é professor da Universidade do Vale do Paraíba, atuando nos ensinos médio, técnico e superior.Faz parte do quadro de professores efetivos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2017), lecionando para o ensino fundamental II e Ensino Médio. Tem experiência na área de Geografia, Ensino de geografia com ênfase em Geografia Política e Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino de Geografia, Metodologia do Ensino de Geografia, Urbanização, Amazônia e Pequenas Cidades. Faz parte do grupo de pesquisa do laboratório de estudos das cidades do Delta do Rio Amazonas desde 2010. Participa do projeto Coordenado pelo Cemaden intitulado Tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinarna redução de risco de desastres socioambientais.

Viviana Mendes Lima, Universidade do Vale do Paraíba - Univap

Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo – USP

Sandra Maria Fonseca da Costa, Universidade do Vale do Paraíba- Univap

Doutora em Engenharia de Transporte pela Universidade de São Paulo– USP

Referências

Organizar o crescimento e o funcionamento do município, e planejar o futuro da cidade por meio de participação coletiva. O Plano Diretor vale para todo o município, ou seja, para as áreas urbanas e para as ru¬rais. Objetiva-se construir soluções para os problemas dos moradores das cidades brasileiras, que cresceram de forma desordenada, penalizando principalmente a população de menor poder aquisitivo. Deve dizer qual é o destino de cada parte do município, sem esquecer, é claro, que essas partes formam um todo. É o Plano Diretor que diz como o Estatuto da Cidade será aplicado em cada município (BRASIL. MINISTÉRIO DAS CIDADES, 2005).

No que se refere à questão habitação, os Planos Diretores devem ter como compromisso a instituição de programas de regularização e uso da terra, urbanização de áreas ocupadas por famílias de baixa renda e definição de áreas para a construção de moradias de interesse social. A sugestão de elaboração de Planos Diretores existe, no Brasil, desde 1930, quando as primeiras publicações sobre esse documento foram publicadas, em um texto em francês. Elaborou-se um Plano denominado Agache, elaborado por esse urbanista francês de mesmo nome, exclusivamente para a então capital do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro (VILLAÇA, 2005).

O autor menciona que apesar das ZEIS’s serem destacadas como o “principal instrumento relacionado ao tema moradia (...) utilizado em 81% de todos os planos diretores”, menos da metade desses planos de ser indicam a localização de novas áreas para esse fim, definindo como tal áreas já ocupadas por assentamentos precários (SANTO AMORE, 2013, p. 104).

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Rangel, J. A., Lima, V. M., & Costa, S. M. F. da. (2021). Uma avaliação dos aspectos habitacionais urbanos nos planos diretores: Da proposição à prática em pequenas cidades do delta do Rio Amazonas. Ágora, 23(1), 315-330. https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15798

Edição

Seção

Encontros da Gastronomia e Turismo