O GOSTO PELO REGIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA GASTRONOMIA PARA OS ESTUDOS SOBRE COZINHA REGIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15937

Palavras-chave:

Campo Gastronômico. Comida. Regionalidade.

Resumo

As cozinhas podem ser consideradas maneiras culturalmente codificadas, estabelecidas e reconhecidas de se comer que se dão em um espaço materializado. Dentre essa perspectiva, podemos destacar as cozinhas regionais como espaços que envolvem a construção de significados em torno da comida de um grupo situado em uma região. Nesse sentido, o campo da Gastronomia se apresenta como um espaço singular para analisar os processos que concebem às cozinhas regionais. O objetivo deste texto é refletir sobre algumas relações que compõem a concepção de cozinha regional, destacando a Gastronomia, como um campo do conhecimento científico, que pode contribuir para análises sobre a relação entre regionalidade e comida. Para o desenvolvimento desta discussão foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e Periódico Capes, tendo como apoio o Google Acadêmico, com os descritores Gastronomia e Cozinha Regional e Gastronomia e Regionalidade. Além disso foram utilizados textos da Sociologia e Antropologia da Alimentação, bem como textos sobre Gastronomia que aludem a sua construção teórica-metodológica. Diante disto, pontua-se a necessidade de discutir alguns conceitos que cercam o comer de modo regional, como os de comida, comensalidade, culinária e cozinha, considerando que em alguns momentos são tomados como análogos. Destaca-se que os territórios geograficamente estabelecidos tendem a expressar através da comida as identidades culturais que constroem as cozinhas, através das subjetividades que cercam o comer, a comensalidade e a culinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Martins Oliveira, Universidade de Brasília

Bacharel em Gastronomia pela UFRPE; Mestrando em Sociologia na linha de Cidade, Cultura e Sociedade pela Universidade de Brasília.

Gabriela Brito de Lima Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora substituta de Gastronomia pela UFBA; Mestre em Alimentos nutrição e saúde pela UFBA; Bacharela em Gastronomia pela UFBA.

Referências

COLLAÇO, Janine Helfst Leicht. Gastronomia: a trajetória de uma construção recente. Revista Habitus-Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, v. 11, n. 2, p. 203-222, 2013.

CHEUNG, Thelma Lucchese et al. Mestiçagem Alimentar e sua Influência sobre as Atitudes do Consumidor: o Caso do Sobá. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 3, n. 2, p. 200-209, 2013.

DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

DE MORAIS, Luciana Patrícia. Sabores de viagem-as culinárias regionais nos guias turísticos entre 1966 e 1983. ROSA DOS VENTOS-Turismo e Hospitalidade, v. 4, n. 3, 2012.

DUTRA, Rogéria Campos de Almeida. Nação, Região, Cidadania: A Construção das Cozinhas Regionais no Projeto Nacional Brasileiro. Revista de Antropologia, v. 5, n. 1, 2004.

ELÍAS, Norbert. O Processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, v. 1, 1994.

FERNANDES, António Teixeira. Ritualização da comensalidade. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 7, 2017.

FERRO, Rafael C. Dimensões conceituais da Gastronomia. Revista Contextos da Alimentação, v. 05, n. 2, p. 14- 28, jul-dez 2017.

FREYRE, Gilberto; QUINTAS, Fátima. Manifesto regionalista. Fundação Joaquim Nabuco, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7a ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2019.

HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. Revista do patrimônio histórico e

artístico nacional, v. 24, p. 68-76, 1996.

KUWAE, Christiane Ayumi; MONEGO, Estelamaris Tronco; FERNANDES, Joana Aparecida. (Trans) Formações de Hábitos Alimentares dos Goianos. CERES: Nutrição & Saúde, v. 4, n. 1, p. 33-41, 2009.

LEITE, Cristina Maria Costa. O Lugar e a Construção da Identidade: os significados construídos por professores de Geografia do Ensino Fundamental. TESE, Universidade de Brasília. 2012.

MACIEL, Maria Eunice. Uma cozinha à brasileira. Revista Estudos Históricos, v. 1, n. 33, p. 25-39, 2004

MACIEL. Maria Eunice. Identidade Cultural e Alimentação. In: CANESQUI, Ana

Maria; GARCIA, Rosa Wanda Diez. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível.

Rio de Janeiro: Fio Cruz, 2005. p. 49-56.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. Sociologia e antropologia, v. 2, 2003.

MONTANARI, M. Comida como cultura. São Paulo: Senac São Paulo, 2013.

MOREIRA, Sueli Aparecida. Alimentação e comensalidade: aspectos históricos e antropológicos. Ciência e Cultura, v. 62, n. 4, p. 23-26, 2010.

OLIVEIRA, Túlio Martins de. O gosto pelo regional: alimentação e regionalismo no restaurante universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Universidade Federal Rural de Pernambuco: Bacharelado em Gastronomia, 2018. Brasil.

POULAIN, Jean-Pierre; CONTE, Jaimir. Sociologias da alimentação. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.

ROCHA, Fernando Goulart. Gastronomia: ciência e profissão. Arquivos Brasileiros de Alimentação, v. 1, n. 1, p. 3-20, 2015.

SAMPAIO, Tiago Santos. A IDENTIDADE CULTURAL REGIONAL EM GABRIELA. Anais I Enecult, UFBA. Bahia. 2005.

BRILLAT-SAVARIN, Jean-Anthelme. A fisiologia do gosto. Editora Cia da Mesa, 2017.

SILVA, Tayme Pereira da et al. Trabalho, identidade e sociabilidade no comércio de alimentos típicos em Goiânia: a tradicional pamonha. 2016.

URU, Potira Morena Souza Benko de. Do milho à pamonha. Universidade de Brasília: Bacharelado em Nutrição, 2007, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Oliveira, T. M., & Silva, G. B. de L. (2021). O GOSTO PELO REGIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA GASTRONOMIA PARA OS ESTUDOS SOBRE COZINHA REGIONAL. Ágora, 23(1), 232-246. https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15937

Edição

Seção

Encontros da Gastronomia e Turismo