"É falar com as mãos e comer com o coração" - O trabalho discursivo do estereótipo italiano na indústria alimentícia brasileira

Autores

  • Carla Maicá Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15957

Palavras-chave:

estereótipo, imaginário, publicidade

Resumo

A culinária italiana ocupa um lugar de destaque no mundo gastronômico contemporâneo; e o modo italiano de viver e de comer geralmente está associado à qualidade de vida. Essa representação se dá por construções imaginárias que, mobilizadas pela memória, repetem e significam discursos e estereótipos criando efeitos de evidências. Efeitos estes que são tomados por diversas marcas da indústria alimentícia brasileira que buscam, na associação à identidade italiana, um lugar de legitimação para os seus produtos. O objetivo deste trabalho é, a partir da Análise do Discurso franco-brasileira, compreender a construção do estereótipo italiano e o seu funcionamento em campanhas publicitárias brasileiras no ramo da alimentação.

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Biografia do Autor

Carla Maicá Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos da Linguagem PPGLetras - UFRGS. Cozinheira e pesquisadora em Análise do Discurso (discursos sobre alimentação).

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Publicado

2021-03-04

Como Citar

Maicá Silva, C. (2021). "É falar com as mãos e comer com o coração" - O trabalho discursivo do estereótipo italiano na indústria alimentícia brasileira. Ágora, 23(1), 154-170. https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15957

Edição

Seção

Encontros da Gastronomia e Turismo