"É falar com as mãos e comer com o coração" - O trabalho discursivo do estereótipo italiano na indústria alimentícia brasileira

Autores/as

  • Carla Maicá Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15957

Palabras clave:

estereótipo, imaginário, publicidade

Resumen

A culinária italiana ocupa um lugar de destaque no mundo gastronômico contemporâneo; e o modo italiano de viver e de comer geralmente está associado à qualidade de vida. Essa representação se dá por construções imaginárias que, mobilizadas pela memória, repetem e significam discursos e estereótipos criando efeitos de evidências. Efeitos estes que são tomados por diversas marcas da indústria alimentícia brasileira que buscam, na associação à identidade italiana, um lugar de legitimação para os seus produtos. O objetivo deste trabalho é, a partir da Análise do Discurso franco-brasileira, compreender a construção do estereótipo italiano e o seu funcionamento em campanhas publicitárias brasileiras no ramo da alimentação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Maicá Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos da Linguagem PPGLetras - UFRGS. Cozinheira e pesquisadora em Análise do Discurso (discursos sobre alimentação).

Citas

CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In BARBOSA, Lívia & CAMPEBELL, Colin (org.) Cultura, consumo e Identidade- Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

DE NARDI, Fabiele Stockmans. Um olhar discursivo sobre língua, cultura e identidade: Reflexões sobre o livro didático para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Trabalho de conclusão de curso (Tese) - Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

FISCHLER, Claude. A “McDonaldização” dos costumes. In. FLANDRIN, J. MONTANARI,

M. A História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

MINTZ, Sidney W. Comida e Antropologia: uma breve revisão. In. RBCS Vol. 16 Nº 47 – Outubro de 2001. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v16n47/7718

POULAIN, Jean-Pierre. Sociologias da Alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. 2ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso – Uma crítica à afirmação do óbvio. 2ªed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995 [1975].

TIRELLI, Daniele. Pensato e Mangiato – Il cibo nel vissuto e nell’immaginario degli italiani del XXI secolo. Roma: AGRA, 2006.

VEYNE, Paul. Como se escreve a História e Foucault revoluciona a História. Brasília: UNB, 1998.

##submission.downloads##

Publicado

2021-03-04

Cómo citar

Maicá Silva, C. (2021). "É falar com as mãos e comer com o coração" - O trabalho discursivo do estereótipo italiano na indústria alimentícia brasileira. Ágora, 23(1), 154-170. https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15957

Número

Sección

Encontros da Gastronomia e Turismo