Dois tempos históricos, dois editoriais: os sentidos do discurso
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v25i1.17990Palavras-chave:
Discurso, Sentido, Memória, Imprensa, Ideologia, Formação discursivaResumo
O presente artigo se constrói no marco teórico da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, considerando as reformulações e ampliações que têm sido propostas no Brasil. A temática abordada é constitutiva do discurso editorialista em torno da Democracia e da dinâmico do jogo político no cenário nacional. Nosso olhar repousa nos saberes próprios das formações discursivas que são constitutivas do discurso da imprensa enquanto forma de produção da opinião pública. Analisamos as marcas linguístico-discursivas buscando tornar visíveis as formas de dizer do discurso da mídia e as relações com suas condições de produção. As estruturas homogeneizadas pelo dizer comportam relações com implícitos e com um imaginário já instituído. No interdiscurso, buscamos o contínuo discursivo desencadeado pelo discurso da imprensa e neste o funcionamento ideológico que se possibilita no jogo discursivo que ali se apresenta.
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