Ações de participação social de chefes de cozinha para mudanças sociais: reflexões a partir de matérias jornalísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v25i1.18099

Palavras-chave:

Práticas solidárias, Gastronomia social, Narrativas jornalísticas, Produtos locais

Resumo

A gastronomia e a cozinha são compreendidas neste artigo como um espaço que está na relação entre seres humanos e alimentos, com técnicas, valores e símbolos, que exprimem relações sociais construídas ao longo da história. Entendê-las sob esta perspectiva nos leva a compreender que suas práticas se dão além dos espaços dos restaurantes e que os/as chefes de cozinha vêm se destacando como potentes agentes de transformação social, tendo a comida papel central na transformação da vida das pessoas. Este estudo de caráter descritivo e exploratório tem como objetivo analisar, a partir de publicações jornalísticas, formas de participação social de chefes de cozinha como agentes que usam a comida como ferramenta social. Foram selecionadas para a coleta de dados nove matérias de jornais digitais de dois tipos editoriais de mídias jornalísticas, um relacionado a diretrizes ideológicas e comerciais e o outro sem vínculos com grupos políticos ou anunciantes. As matérias foram publicadas no período de 2016 a 2020. Evidenciamos práticas sociais inseridas em estratégias de aproximação entre produtores e consumidores através do consumo de alimentos provenientes da agricultura familiar ou de produtores locais. As práticas em alguns casos têm a comida e a cozinha como forma de fortalecer a identidade cultural dos grupos sociais. A ideia de engajamento social e político associado à participação também pode ser vista através da participação dos/das chefes em eventos. Pode ser vista, ainda, em ações que reivindicam a segurança alimentar e nutricional para todos. Por fim, práticas solidárias de preparação e distribuição de alimentos foram observadas durante o período da pandemia de COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Magalhães do Vale Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências com ênfase sobre estudos sobre alimentação com abordagem nas Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela mesma universidade(2016).Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Curso de extensão em Gastronomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura pela ENSP (2011). Atualmente é professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de cardápio; administração em serviços de alimentação com ênfase na área de compras e custos, implantação de sistemas informatizados, implementação de processos e procedimentos de controle de gestão e redução de custos em Unidades de Alimentação e Nutrição.

Flávia Milagres Campos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Concluiu graduação em Nutrição na Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Ciência da Nutrição na Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Nutrição em Saúde Pública da Escola de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Participa do Núcleo de Estudos sobre Alimentação e Cultura (NECTAR) e é pesquisadora associada da REDE NAUS (Rede Ibero-Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade). Tem interesse sobre os seguintes temas: saberes e práticas na Alimentação de Coletividades, com ênfase nos aspectos culturais e de saúde; Segurança Alimentar e Nutricional no universo da Alimentação de Coletividades; campo científico da Alimentação e Nutrição. 

Fabiana Bom Kraemer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Nutrição Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora de inserção social do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ). Pesquisadora científica do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (NECTAR). Graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em CIências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, modalidade sanduíche no Departamento de Antropologia Médica da Universitat Rovira i Virgili, Espanha. Integro a coordenação da Rede Ibero Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade. Pesquisadora colaboradora do DIAITA Património Alimentar da Lusofonia. Associada da Rede de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e conselheira no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro (CONSEA/RJ). Colaboradora da Associação Brasileira de Antropologia. Editora Associada na área de alimentação e ciências sociais da Revista de Nutrição e do periódico DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Alimentação Coletiva e interesse no desenvolvimento de investigações acerca de diferentes temas no campo da Alimentação e Nutrição em sua interface com as Ciências Humanas, em especial, nos estudos que investigam as relações sociais e a produção de sentidos e significados sobre o alimento na cultura; avaliam o papel do mercado na produção, distribuição e consumo de alimentos; produzem saberes acerca das práticas no núcleo de saberes da Alimentação de Coletividades e refletem sobre a construção da identidade cultural presente na comensalidade, local ou global. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Programa Prociência (UERJ).

Referências

ALVARES MATTIA, A. et al. A gastronomia como ferramenta de transformação social: estudo de caso do Projeto Co[m]feito. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 7, n. 14, p. 170–187, 21 dez. 2020.

AMON, D.; MENASCHE, R. Comida como narrativa da memória social. Sociedade e Cultura, v. 11, n. 1, 3 ago. 2008.

BARBOSA, L. A Ética e a Estética na Alimentação Contemporânea. In: Produção, Consumo e Abastecimento Alimentar: desafios e novas estratégias. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. (EDS.). Cultura, consumo e identidade. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora, 2006.

BINZ, P.; De CONTO, S. Gestión de la gastronomía sustentable: Prácticas del sector de alimentos y bebidas en hospedajes. Estudios y Perspectivas en Turismo, v.28; p. 507-519; 2019.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Bertrand Brasil, 1989.

BRANDÃO, I. R. Afetividade e Transformação Social. Sobral: Edições Universitárias, 2012.

BRASIL. 11.346. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN. 2006. Disponível em: < http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-de-seguranca-alimentar-enutricional>. Acesso em: 13 jan. 2023.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos − conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

CARVALHO, S. M. DE et al. Feiras Orgânicas enquanto política de abastecimento alimentar e promoção da saúde: um estudo de caso. Saúde em Debate, v. 46, spe2, p. 542–554, 2022.

CASTRO, H. C., MACIEL, M. E., & MACIEL, R. A. Comida, cultura e identidade: conexões a partir do campo da gastronomia. Ágora, v.18, n.7, p. 18-27, 2016.

CRESWELL, J. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

COLLAÇO, J. Gastronomia: a trajetória de uma construção recente. Habitus, v. 11, n. 2, p. 203-222, jul./dez. 2013.

CONTRERAS, J.; GRACIA, M. Alimentação, Sociedade e Cultura. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Fiocruz, 2011.

CRESWELL, J. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DÓRIA, C. A.; AZEVEDO, E. “Banquetaço: ativismo alimentar e a construção de novas formas de expressão política”. Le Monde Diplomatique, 19 mar. 2019.

GÓIS, C.W.L. Saúde Comunitária. Pensar e fazer. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

GUILHERME, N. O. S.; PORTILHO, F. Ecochefs, tapiocas e a gastronomização da agricultura familiar. In: GARSON, M.; TORQUATO, S. (org.). Alimentação e ciências sociais: Perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: Autografia, 2018, p. 93–119.

INSTITUTO MANIVA. Disponível em: <https://www.institutomaniva.org/>. Acesso em: 7 jan. 2023.

JALIL, L. M.; et al. O impacto da Covid-19 na vida das mulheres rurais do Nordeste do Brasil. Cadernos de Agroecologia: Convergências e divergências: mulheres, feminismos e agroecologia, [online]. 2021 v. 16, n. 1. Disponível em: <http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/6621/4890>. Acesso em: 10 jan. 2023.

LEE, K.-H.; PACKER, J.; SCOTT, N. Travel lifestyle preferences and destination activity choices of Slow Food members and non-members. Tourism Management, v. 46, p. 1–10, fev. 2015.

MARTÍN-BARBERO, J. ¿Desde dónde pensamos la comunicación hoy? Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 28, p. 13–29, 2015.

MOTTA, L. G. Análise crítica da narrativa. Brasília: UNB, 2013.

NASSER, M. A. et al. Vulnerabilidade e resposta social à pandemia de Covid-19 em territórios metropolitanos de São Paulo e da Baixada Santista, SP, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, n. supl. 1, p. e210125, 2021.

NEVES, J. A. et al. Unemployment, poverty, and hunger in Brazil in Covid-19 pandemic times. Revista de Nutrição, v. 34, p. e200170, 2021.

NETTO, L. P. A redenção moral pelo consumo: ética, comunicação e o consumo consciente. Em: Corpo e consumo nas cidades. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: UERJ, 2014. v. 1p. 25–45.

NICOLI, M. A. Em tempos de pandemias faz-se necessário afirmar convergências e produzir redes de solidariedade que produzam mais vidas, nas vidas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2022, v. 26. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/interface.210670>. Acesso em: 15 jan. 2023.

NIEMEYER, C. B.; SILVEIRA, V. C. A. - Da pandemia à agroecologia: redes de solidariedade na construção de um novo paradigma socioecológico - Saúde debate, v. 46, spe2, p. 377-390, 2022.

NUNES, N. C.; E SILVA, K. B. A.; KRAEMER, F. B. Reflexões sobre a comensalidade nas ações de assistência alimentar em tempos de Covid-19: uma vivência no Movimento Fazendinhando. Revista de Alimentação e Cultura das Américas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 274–286, 2020. DOI: 10.35953/raca.v2i2.82.

OLIVEIRA, J.T.C., Et al. “Hunger and rage (and the virus) are human things”: reflections on solidarity in times of Covid-19. Rev. Nutr. 2021;34:e200183. https://doi.org/10.1590/1678- 9865202134e200183.

PAIVA, J. B. DE et al. A confluência entre o “adequado” e o “saudável”: análise da instituição da noção de alimentação adequada e saudável nas políticas públicas do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 8, p. e00250318, 2019.

PEREIRA, C. Sentidos e práticas do consumo dos alimentos da agricultura familiar por atores gastronômicos na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2022.

PEREIRA, C.; CAMPOS, F.M.; KRAEMER, F.B. Chefes usam produtos da agricultura familiar: narrativas jornalísticas sobre o consumo de alimentos. In: Comensalidades e Subjetividades. Sabor Metrópole. [s.l.] CRV, 2023.

PEREIRA GARCIA, J. et al. Dinâmicas alimentares alternativas e gastronomia: consumo de produtos locais em restaurantes de Brasília. Revista Grifos, v. 31, n. 57, p. 01–18, 28 mar. 2022.

PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

PORTILHO, F.; CASTAÑEDA, M.; CASTRO, I. R. R. DE. A alimentação no contexto contemporâneo: consumo, ação política e sustentabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, p. 99–106, jan. 2011.

REDE PENSSAN. VIGISAN, Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. 2020.

REZENDE, R.; LAVINAS, E. L. C. Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV. Lumina, v. 11, n. 3, p. 75–94, 30 dez. 2017.

SABOURIN, E. Práticas sociais, políticas públicas e valores humanos. In: SCHNEIDER, S.(Org.). A diversidade da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2006, p.108 -132.

ŞAHİN, E. A bibliometric overview of the International Journal of Gastronomy and Food Science: To where is gastronomy research evolving? International Journal of Gastronomy and Food Science, v. 28, p. 100543, jun. 2022.

SARTI, F. M., MARCHIONI, D. M. L., BANDONI, D. H. et al. Análise Custo-Efetividade Aplicada à Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: Uma Avaliação Do Programa Cozinhas Comunitárias." Revista Gestão & Políticas Públicas, p. 368-86, 2013.

SIQUEIRA, D. DA C. O.; GROTZ MAJEROWICZ, F.; GONÇALVES DANTAS, R. Lágrimas de papel: Mestre Pastinha e os regimes de afeto no jornalismo impresso. Intertexto, n. 52, p. 103478, 24 maio 2021.

The world´s 50 best. Disponível em: . />. Acesso em: (07 jan. 2023).

TRICHES, R. M.; SCHNEIDER, S. Alimentação, sistema agroalimentar e os consumidores: novas conexões para o desenvolvimento rural. Cuadernos de Desarrollo Rural, v. 12, n. 75, p. 21, 16 mar. 2015.

WARD, P.; COVENEY, J.; HENDERSON, J. Editorial: A sociology of food and eating: Why now? Journal of Sociology, v. 46, n. 4, p. 347–351, dez. 2010.

ZANETI, T.; SCHNEIDER, S. Ingredientes singulares à la carte : implicações do uso de produtos diferenciados na gastronomia contemporânea. Anthropology of Food, n. 01, 2016.

Downloads

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Pereira, C. M. do V., Campos, F. M., & Kraemer, F. B. (2023). Ações de participação social de chefes de cozinha para mudanças sociais: reflexões a partir de matérias jornalísticas. Ágora, 25(1), 7-27. https://doi.org/10.17058/agora.v25i1.18099

Edição

Seção

Tema Livre