JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO INDÍGENA: REPRESENTAÇÕES E PERMANÊNCIAS NA HISTORIOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1843Palavras-chave:
Educação indígena, Jesuítas, Historiografia sul-rio-grandenseResumo
O presente artigo busca discutir como os jesuítas contribuíram para a construção da representação do indígena do ponto de vista da educação, tornando-o criatura débil impossível de ser civilizada e longe do ideal europeu de educação, bem como essa imagem permaneceu na historiografia sulina.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.