O Shopping Carpina como equipamento transformador do espaço: análise dos aspectos socioeconômicos e de infraestrutura em Carpina - PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v25i2.18648

Palavras-chave:

Modificação Urbana, Crescimento Econômico, Shopping Carpina

Resumo

A chegada de um grande empreendimento traz transformações de grandes escalas no ambiente urbano. O processo de reorganização espacial e de desenvolvimento da cidade passa a sofrer modificações aceleradas. Diante disto, esta pesquisa vem abordar as transformações, no município de Carpina-PE, ocorridas a partir do estabelecimento do Shopping Carpina, analisando o papel desse equipamento comercial nos aspectos socioeconômicos e na infraestrutura local. A importância desse debate se dá pela possibilidade de analisar as implicações advindas da instalação do shopping e suas características, mostrando sua centralidade e importância para a evolução do município. Para tanto, foi empreendida uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionários e entrevistas com as comunidades vizinhas, corretores de imóveis e secretaria de infraestrutura da cidade. A partir da análise da importância não só do crescimento econômico, mas também do crescimento imobiliário do município, foi possível avaliar as transformações urbanas e os impactos causados, contribuindo de modo significativo para a compreensão das percepções acerca dos espaços urbanos estabelecidos no município em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camylla Pollyane de Oliveira, FALUB

Pós-graduanda do curso de Psicopedagogia clínica e Institucional da Faculdade Luso Brasileira/FALUB. Licenciada em Geografia plena pela Universidade de Pernambuco.

 

Priscila Felix Bastos, Universidade de Pernambuco

Professora Drª do Curso de Geografia da Universidade de Pernambuco.

 

 

Referências

ABRASCE. Dados Regionais do Setor de shopping centers no país. 2019. Disponível em: https://abrasce.com.br/numeros/regionais/. Acesso em: 19 out. 2019.

ARY, M. B. Análise da demanda de viagens atraídas por shopping centers em Fortaleza. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará/Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, 2002.

BIENENSTEIN, G. Acumulação de capital e Espaço Urbano: O Exemplo do Shopping Center. Rio de Janeiro: UFRJ: Tese de Mestrado submetida ao Instituto de Geociências da Universidade Federal RJ, 1993.

CARPINA, Prefeitura Municipal. Dados sobre o histórico da cidade de Carpina. Carpina, 2018.

CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1989.

GENEROSO, E. Shopping Center: espaço de sociabilidade, espaço de contradições. In: 12º Encontro de geógrafos da américa latina (EGAL), Montevideo, 2009.

IBGE. Histórico do Município de Carpina. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.phplang=&codmun=260400&search=pernambuco|carpina. Acesso em: 29 set. 2018.

KOWARICK, L. A espoliação urbana. v. 44. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1980.

LEFEBVRE, H.; FORTUNA, C. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MARCHESINI JR, A.; SANTOS B., R. C. B. O espaço social do shopping center: uma análise do Shopping Parque Dom Pedro em Campinas–SP. Revista Eletrônica de Geografia, n. 1, v.3, 2009.

MARTINS, B. T.; RAMOS, E. A.; DA SILVA, J. M. Uma análise das transformações urbanas do município de Carpina/PE que ocorrem em virtude de sua localização geográfica. Revista Rural & Urbano, v. 1, n. 1., 2016. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/ruralurbano/index.php/ruralurbano/article/download/7/8. Acesso em: 28 out. 2018.

PINTAUDI, S. M.; FRÚGOLI, JR. Shopping Centers: espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, 1992.

SILVA, R. R. Centros comerciais e shopping centers: transformações no espaço urbano de Uberlândia- MG. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Cidade: MG, 2012.

SANTOS, M. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 3ª edição. São Paulo: Hucitec, 1994.

SILVA, J. B.; GONÇALVES, T. E. Urbanização e produção da cidade: shopping centers na dinâmica de novas centralidades em Fortaleza-CE. Geosul, n. 27, v. 53, pp. 63-88, 2012.

ROCHA, F. A. P. Mercado de Shopping Center: Evolução no Brasil. Rio de Janeiro, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Oliveira, C. P. de ., & Bastos, P. F. . (2023). O Shopping Carpina como equipamento transformador do espaço: análise dos aspectos socioeconômicos e de infraestrutura em Carpina - PE. Ágora, 25(2), 194-210. https://doi.org/10.17058/agora.v25i2.18648

Edição

Seção

Tema Livre