Patrimônio educativo e história da educação: a biblioteca pública de Santa Catarina como "lugar de memória"
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6684Palavras-chave:
Patrimônio Educativo, Memória, História da Educação.Resumo
A noção de patrimônio pressupõe, entre outras coisas, a preservação e a guarda de bens cujo valor social demanda protegê-los do risco de desaparecimento. Dentre os bens patrimoniais de uma sociedade encontram-se aqueles vinculados à memória da educação, os chamados patrimônios educativos. Este artigo propõe dar visibilidade a documentos dessa natureza salvaguardados no setor de Obras Raras da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Analisa, primeiramente, a constituição da biblioteca enquanto "lugar de memória". Em seguida, apresenta o setor de Obras Raras, examinando um conjunto de obras tomadas como fontes de pesquisa em história da educação. O texto ainda postula a imprescindibilidade de políticas de preservação e de guarda do patrimônio educativo, destacando seu valor para a preservação da memória escolar catarinense.Downloads
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