Patrimônio educativo e história da educação: a biblioteca pública de Santa Catarina como "lugar de memória"
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6684Keywords:
Patrimônio Educativo, Memória, História da Educação.Abstract
A noção de patrimônio pressupõe, entre outras coisas, a preservação e a guarda de bens cujo valor social demanda protegê-los do risco de desaparecimento. Dentre os bens patrimoniais de uma sociedade encontram-se aqueles vinculados à memória da educação, os chamados patrimônios educativos. Este artigo propõe dar visibilidade a documentos dessa natureza salvaguardados no setor de Obras Raras da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Analisa, primeiramente, a constituição da biblioteca enquanto "lugar de memória". Em seguida, apresenta o setor de Obras Raras, examinando um conjunto de obras tomadas como fontes de pesquisa em história da educação. O texto ainda postula a imprescindibilidade de políticas de preservação e de guarda do patrimônio educativo, destacando seu valor para a preservação da memória escolar catarinense.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.