Patrimônio educativo e história da educação: a biblioteca pública de Santa Catarina como "lugar de memória"

Autores/as

  • Carolina Ribeiro Cardoso da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina / Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Hiassana Scaravelli Universidade do Estado de Santa Catarina / Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6684

Palabras clave:

Patrimônio Educativo, Memória, História da Educação.

Resumen

A noção de patrimônio pressupõe, entre outras coisas, a preservação e a guarda de bens cujo valor social demanda protegê-los do risco de desaparecimento. Dentre os bens patrimoniais de uma sociedade encontram-se aqueles vinculados à memória da educação, os chamados patrimônios educativos. Este artigo propõe dar visibilidade a documentos dessa natureza salvaguardados no setor de Obras Raras da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Analisa, primeiramente, a constituição da biblioteca enquanto "lugar de memória". Em seguida, apresenta o setor de Obras Raras, examinando um conjunto de obras tomadas como fontes de pesquisa em história da educação. O texto ainda postula a imprescindibilidade de políticas de preservação e de guarda do patrimônio educativo, destacando seu valor para a preservação da memória escolar catarinense.

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Biografía del autor/a

Carolina Ribeiro Cardoso da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina / Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação

Pedagoga. Mestra em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - Linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação.

Hiassana Scaravelli, Universidade do Estado de Santa Catarina / Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação

Pedagoga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - Linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação.

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Publicado

2016-05-16

Cómo citar

da Silva, C. R. C., & Scaravelli, H. (2016). Patrimônio educativo e história da educação: a biblioteca pública de Santa Catarina como "lugar de memória". Ágora, 17(2), 96-109. https://doi.org/10.17058/agora.v17i2.6684

Número

Sección

Dossiê: Patrimônio Cultural e Educação