A tradição do milho: o ingrediente base da cozinha caipira e das festas juninas

Autores

  • Ana Alice Silveira Correa
  • Suely Sani Pereira Quinzani
  • Daniela Vilela Peixoto Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocinio - Itu - SP
  • Tatiana Caroline Silveira Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.6917

Palavras-chave:

patrimônio cultural, fontes históricas

Resumo

A intenção deste trabalho é mostrar que o ingrediente milho une cultura e culinária caipiras às tradições das festas juninas paulistas. A festa junina tem como base a figura do caipira, homem simples dos campos paulistas cujos traços, roupas, trejeitos e linguajar simbolizam o tipo junino clássico de se vestir e de se sentir caipira. E a doçaria desta festa brasileira tem a mesma base da tradicional cozinha paulista que se sustenta principalmente no milho. Quando se conceitua a cozinha caipira, aquela que é denominada simples, saborosa e de “sustância” percebe-se que, mesmo com o passar dos tempos, o milho, cereal base da alimentação dos movimentos bandeirante e tropeiro, está sempre presente no cotidiano do caipira e nas suas vivências culturais, aglutinando-se nos quitutes desta festa como seu elemento substancial e essencial. Quando se estabelece o conceito de tradição, percebe-se, que ela se caracteriza pela continuidade e invariabilidade dos atos praticados no passado. Embora essa festa tenha suas raízes no cristianismo, tendo sido trazida pelo colonizador português, a tradição das festas juninas tem a função de dar resistência às inovações e assim estabelecer a importância de se cultuar o passado. Como metodologia para o trabalho, utilizou-se a pesquisa exploratória com levantamentos bibliográficos em busca de fatos e dados históricos e contemporâneos sobre a figura do caipira, sua cultura e sobre o ingrediente milho como base da doçaria típica das festas juninas. Os dados encontrados foram analisados através do método descritivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Alice Silveira Correa

Formada em gastronomia Cozinheiro Chefe Internacional, formada em Confeitaria Profissional, pós graduada em Docência do Ensino Superior, pós graduada em Cozinha Brasileira, todos pelo Centro Universitário Senac, formada em Letras pela Faculdade N.S.Medianeira, formada em Análise de Sistemas pela IBM Brasil. Autora do Livro "Um simples livro de receitas simples".

Suely Sani Pereira Quinzani

Advogada, formada em Direito pela Universidade de São Paulo; formada em gastronomia pelo Centro Universitário Nossa Sra. do Patrocínio; pós graduada em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Nossa Sra. do Patrocínio; pós graduada em Cozinha Brasileira pelo Senac São Amaro, sommelier em vinhos pelo Senac Águas de São Pedro e ABS-SP, professora do curso de gastronomia do C.Universitário N.S. Patrocinio.

Daniela Vilela Peixoto, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocinio - Itu - SP

Graduada em Tecnolodia em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac (2003) e especialização em Vigilância Sanitária em Alimentos. Atualmente é professora do Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio, atuando principalmente na área de hospitalidade e todas as áreas correlatas à gastronomia, especificamente as disciplinas de confeitaria e panificação.

Tatiana Caroline Silveira Corrêa, Universidade de São Paulo

Bióloga, formada em bacharelado e licenciatura pelo IB-USP. Mestre e doutora em Análises Clínicas pela FCF-USP. Atualmente trabalha como Especialista em Laboratório no Departamento de Botânica - IB-USP. Estudiosa das áreas de gastronomia italiana e brasileira.

Downloads

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Correa, A. A. S., Quinzani, S. S. P., Peixoto, D. V., & Silveira Corrêa, T. C. (2016). A tradição do milho: o ingrediente base da cozinha caipira e das festas juninas. Ágora, 18(1), 99-107. https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.6917

Edição

Seção

Dossiê: Gastronomia: saberes e fazeres