As potencialidades turísticas e sua contribuição para o rural de Macaé-RJ

Autores

  • Nelson Jose Zampier Bonin

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9726

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo exploratório sobre as potencialidades turísticas dos distritos da Região Serrana de Macaé, e seus benefícios para as comunidades rurais. Macaé é muito conhecida por ser a capital nacional do petróleo, mas não por abrigar belíssimas paisagens naturais em sua área serrana. O objetivo geral foi analisar as potencialidades turísticas dos distritos serranos e como o turismo pode ajudar na renda e manutenção da vida no campo. Foi utilizada uma breve pesquisa bibliográfica sobre o assunto, pois apenas encontramos trabalhos sobre o distrito do Sana, referente ao turismo. Então, foram realizadas visitas aos locais e levantamento de dados. Como resultado do trabalho, percebemos que existe um grande potencial turístico em toda a região, mas que ainda necessita de investimento em infraestrutura e de adaptação dos proprietários de terras para abrigar mais atrativos turísticos e protegê-los, mantendo o cotidiano de vida rural e produção rural, não apenas usufruindo simplesmente de cachoeiras e serras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Jose Zampier Bonin

Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em BACHARELADO EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) , graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Especialização em Geografia e gestão territorial(UFJF) 2001; Especialização em Ciencia Política: Governação e Cidadania(2009). Atualmente é professor de ensino básico - Colégio Municipal Pedro Adami. Tem experiência em Geografia, com ênfase em processos da Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial. na área de Geografia.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Como Citar

Zampier Bonin, N. J. (2017). As potencialidades turísticas e sua contribuição para o rural de Macaé-RJ. Ágora, 19(2), 45-53. https://doi.org/10.17058/agora.v19i2.9726

Edição

Seção

Dossiê: Turismo e Hospitalidade