APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE AMBIENTAL DO POTENCIAL EROSIVO DO MUNICÍPIO DE BATAGUASSU/MS
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15807Abstract
O homem transforma constantemente a paisagem, em escala e tempo variados, de acordo com suas necessidades e interesses. Estas alterações, ocasionalmente, podem promover degradações ambientais, como os processos erosivos. Neste contexto, este trabalho tem como finalidade analisar o potencial erosivo no município de Bataguassu/MS, através da análise dos aspectos físicos (pluviosidade, solos, declividade e geologia) do meio ambiente. O município localiza-se na microrregião de Nova Andradina/MS, na região leste do estado de Mato Grosso do Sul. Para atingir o objetivo proposto o trabalho apoia-se nos seguintes materiais e procedimentos metodológicos: dados referentes aos aspectos físicos de Bataguassu/MS; uso das geotecnologias, destaque para o software de SIG (Sistema de Informação Geográfica) o ArcGIS modelo 10.3; elaboração de mapas temáticos dos aspectos físicos e sua integração para elaboração do mapa de potencial erosivo, seguindo adaptação metodológica do Ross (1994). O mapa de potencial erosivo foi dividido em classes temáticas (muito fraca; fraca; média; forte; muito forte), as quais evidenciam os diferentes níveis de susceptibilidade a erosão do município de Bataguassu/MS. Assim, acredita-se que a identificação dos locais de potencial erosivo pode auxiliar na definição das diretrizes a serem implementadas e nortear o planejamento ambiental do município.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.