Turismo, gastronomia e desenvolvimento regional: um estudo sobre o Festival Gastronômico de Taquaruçu em Palmas, Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15864Palabras clave:
Festival Gastronômico, Taquaruçu, Desenvolvimento regional, TurismoResumen
O distrito de Taquaruçu fica localizado no centro geográfico do Tocantins na região serrana, a 32 quilômetros da capital Palmas e é um território verde, repleto de córregos e corredeiras, cachoeiras, pedras, picos íngremes e trilhas verdejantes. Com intuito de valorizar e difundir a gastronomia local foi criado em 2005, o Festival Gastronômico de Taquaruçu, um evento que tem se destacado como fomentador da gastronomia local, além de incentivador do turismo no distrito. Em 2018, em sua 12º edição pode-se verificar que ainda não havia pesquisas realizadas com a finalidade de se conhecer o nível de satisfação dos participantes quanto a realização do evento. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi identificar o nível de satisfação dos participantes do 12° Festival Gastronômico de Taquaruçu com o intuito de contribuir com a organização das próximas edições. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, exploratória, com pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários, coletados durante a realização do evento, em setembro de 2018. Os resultados obtidos com este estudo nos mostram que o Festival como um todo, é satisfatório, sendo que a maioria dos entrevistados acredita que a realização do evento é importante para o desenvolvimento do distrito, gera renda e difunde a gastronomia local. Alguns dos fatores negativos apontados foram: sinal ruim de rede móvel de telefonia, a grande movimentação de pessoas na localidade, a poluição visual e sonora e que há necessidade de maior oferta de serviços turísticos para atender a demanda do Festival.Descargas
Citas
BRITTO, J; FONTES, N. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
ERIG, G. A. et al. Perfil socioeconômico do visitante do 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu – Distrito de Palmas/TO. In: 6ª JICE – Jornada de Iniciação Científica e Extensão, 2015. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/6jice/paper/view/6978/3452. Acesso em: 15 fev. 2019.
ERIG, G. A.; FERREIRA, M. C. de A.; OLIVEIRA, D. C. de. Importância do planejamento de eventos em busca da sustentabilidade: O caso do 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu - Palmas - Tocantins. In: 6ª JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO. Instituto Federal do Tocantins. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/6jice/paper/view/6947/3445. Acesso em: 8 fev. 2019.
ERIG, G. A.; SANTOS, K. M. da C. O. Festival Gastronômico de Taquaruçu - Palmas - Tocantins: formação de identidade e fomento do turismo no Norte do Brasil. In: 8ª JICE – Jornada de Iniciação Científica e Extensão, 2017. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/8jice/paper/viewFile/8388/3948>. Acesso em: 15 fev. 2019.
G1 TOCANTINS. Confira os pratos vencedores do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/confira-os-pratos-vencedores-do-festival-gastronomico-de-taquarucu-2017.ghtml>. Acesso em: 28 abr. 2018.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística | v4.3.16.1. Brasil em síntese. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/palmas/historico>. Acesso em: 23 jun. 2018.
HOYLE JR, L. H. Marketing de eventos: Como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições. Trad. Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2003.
KOTLER, P.; HAIDER, D. H.; REIN, I. Marketing Público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books, 1994.
MEDEIROS, M. de Lima; SANTOS, E. M dos. Festivais gastronômicos em Belo Horizonte - MG. Considerações sobre os reflexos gerados nos empreendimentos envolvidos. CULTUR – Revista de Cultura e Turismo, ano 023, n. 02, abril/2009. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2979984.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2018.
MELLO NETO, F. P. de. Marketing de Eventos. 3ª Ed. Rio de Janeiro. Sprint, 2001.
OLIVEIRA, T. M. V. de. Amostragem não probabilística: Adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração Online, v. 2, n. 3, julho/agosto/setembro, 2001. Disponível em: <https://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2019.
PRIMEIRA PÁGINA. O que diz o morador de Taquaruçu sobre mudar o local do Festival Gastronômico? (Redação/Jéssica Rodrigues, 2017). Disponível em: <http://primeirapagina-to.com.br/noticias/o-que-diz-o-morador-de-taquarucu-sobre-mudar-o-local-do-festival-gastronomico/>. Acesso em: 14 ago. 2018.
RICHARDSON, R. (coord.) et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. Guia Prático de Eventos Gastronômicos: Saiba Como Idealizar o Seu. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/94a42e5c0d34bc3c1837638cdab33bb5/$File/5779.pdf. Acesso em: 12 fev. 2018.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. Guia Prático de Eventos Gastronômicos: Saiba Como Idealizar o Seu. Brasília, 2016. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/94a42e5c0d34bc3c1837638cdab33bb5/$File/5779.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2018.
T1 NOTÍCIAS. Última noite do 12º FGT reúne cerca de 14 mil pessoas. (Redação/Secom Palmas, 2018). Disponível em: <https://www.t1noticias.com.br/cidades/ultima-noite-do-12o-fgt-reune-cerca-de-14-mil-pessoas-confira-os-vencedores/97259/>. Acesso em: 9 jan. 2019.
ZANELLI, J. C. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos da Psicologia, n. 7, p. 79-88, 2002.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.