Quarta Colônia - RS: os diálogos entre cultura, gastronomia e turismo

Autores/as

  • Vanessa Manfio NEAG/Pesquisadora de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15909

Palabras clave:

Cultura, Gastronomia, Turismo, Quarta Colônia/RS.

Resumen

No âmbito dos estudos geográficos está a abordagem sobre a cultura representada no espaço e sociedade. A cultura imprime bens materiais e imateriais, sendo o retrato de uma construção espaço-temporal. No Brasil, as regiões de colonização, sobretudo, italianas e alemãs conferiram verdadeiros oásis culturais, perpetuados de geração em geração. Nestas áreas se desenvolve, nos dias de hoje, o turismo envolvendo a cultura, os bens e a gastronomia - que é um dos elementos que mais atrai turistas as áreas culturais de antigas colônias. Como acontece na Quarta Colônia no Rio Grande do Sul. Pensando nisso, este artigo procurou analisar o papel da cultura e da gastronomia no desenvolvimento do turismo regional, que ora se ampliam com rotas, roteiros e festividades, envolvendo a cultura alemã e italiana. Para isto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica em consonância com o método empírico. No trabalho verificou-se que a cultura é um bem importante e que a gastronomia está entre os elementos marcantes para o turismo regional e a consagração cultural da região, pois faz parte de rotas e fornece visibilidade ao espaço, por pessoas de fora dele. Assim, pretendeu-se contribuir com a temática e os estudos relacionados à geografia cultural e a Quarta Colônia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Manfio, NEAG/Pesquisadora de Geografia

Licenciada, Mestre e Doutora em Geografia. Atualmente, professora de Geografia na rede municipal de Nova Palma e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários da UFRGS.

Citas

ANTUNES, M. H. A culinária típica da Quarta Colônia: resgate do saber fazer individual como imagem de uma identidade coletiva. In: MOESCH, N. et al. (Orgs.). Turismo no meio rural: teorias, conceitos e a arte de saber-fazer. Santa Maria: UNIFRA, 2008.

BISOGNIN, E. Turismo Religioso como possibilidade de desenvolvimento sustentável no Meio Rural. In: MOESCH, Norma. et al. (Orgs.). Turismo no meio rural: teorias, conceitos e a arte de saber-fazer. Santa Maria: UNIFRA, 2008.

FONSECA, M. et al. Comida local: o tronco de ligação entre as raízes identitárias, o convívio e o desenvolvimento local. In: Anais: ordenação, segmentação e regionalização do turismo em áreas rurais. Santa Maria: FACOS/ UFSM, 2006.

FANTINELI, D. G.; BECKER, E. L. S. A gastronomia italiana como atrativo turístico na região da Quarta Colônia, Rio Grande do Sul, Brasil. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 59-70, 2011.

GARCIA, R. K. de O.; ZOTTIS, A. M.; BONHO, D. V. A gastronomia e seu uso turístico: a contribuição do projeto de extensão “turismo e gastronomia: unindo sabores e saberes” para a valorização do patrimônio cultural imaterial. Gestão e Desenvolvimento, Novo Hamburgo, a. XII, v. 12, n. 2, p. 67-82, ago. 2015.

FIGUEIREDO, L. C. Quarta Colônia de Imigração Italiana na região central do Rio Grande do Sul: os sítios históricos na construção do patrimônio e da paisagem cultural. Revista Ra’e Ga, Curitiba, v. 31, p. 147-183, Ago/2014.

BARROS, J. M. Cultura, memória e identidade contribuição ao debate. Caderno de história. Minas Gerais. v.4., n.5, p.31-36, dez. 1999. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1696. Acesso em 15 ago. 2017.

CECHIN, N. N. Os sobrados rurais remanecentes da 4ª Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. In: MIRANDA, M, M, S.; BRUM, N. F. D. As relações arquitetônicas do Rio Grande do Sul com os países do Prata. Santa Maria: Palotti, 2002, 300p.

DOTTO, D. M. R. et. al. Roteiros turísticos da região central do Rio Grande do Sul – Estudo sobre as Principais Características e Atrativos aos Turistas. Applied Tourism, p. 58-71. Volume 3, número 1, 2018.

LINDNER, M. Turismo rural e desenvolvimento local: Rota turística e gastronômica de Santa Maria - Silveira Martins, RS. Dissertação de Mestrado. CCR, UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. 2007.

MANFIO, J. M. As comemorações do centenário da imigração italiana (colônia Silveira Martins, 1975- 1993): a construção da identidade étnica através da comida. Ágora. Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 1, p.66-73, jan./jun. 2019.

MANFIO, V. O Papel da CAMNPAL na (re) estruturação do espaço urbano de Nova Palma-RS. 2011. 126f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

MANFIO, V.; BENADUCE, G. M. C. Quarta Colônia de Imigração Italiana/RS: uma abordagem sobre a cultura e identidade. Geosul, Florianópolis, v. 32, n. 65, p.260-273, set./dez. 2017.

PADOIN, M. M. “Quarta Colônia” e Quarta Colônia Imperial de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2020/08/Palestra-Medianeira-Hist%C3%B3ria-Quarta-Col%C3%B4nia-14-agosto-2020.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PALMA. Rota dos capitéis. Disponível em: http://www.novapalma.rs.gov.br/secretarias/secretaria-de-cultura-turismo-industria-e-comercio/projetos-e-acoes/rota-dos-capiteis/1496. Acesso em: 2 de junho de 2020.

REIS, S. da S. QUARTA COLÔNIA: ASPECTOS DE SUA IDENTIDADE CULTURAL / TERRITORIAL. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 23, p.97 - 104, março, 1998.

ROSS, A.; BECKER, E. L. S. A gastronomia alemã como fonte de atração turística e de desenvolvimento local no município de Agudo – RS.. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 33-45, 2011.

ROZENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

SCHNEIDER, J. Quais Brasis?: Considerações sobre a construção da identidade brasileira (e algumas comparações com Alemanha). Artigo inédito apresentado no Programa de Pós- graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, Rio de Janeiro, 2003.

SCHÜTLER, R. Gastronomia e Turismo. São Paulo: Aleph, 2003.

STECKER, D. T. Rota turística e gastronômica de Santa Maria-Silveira Martins: o desenvolvimento do turismo na Quarta Colônia de Imigração Italiana. 2010. 113f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio cultural) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

UNESCO. Geociências e Geoparques Mundiais da UNESCO. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/earth-science-geoparks. Acesso em: 26 de out. de 2020.

VENDRUSCOLO, R. et. al. Imprimindo sabores – gastronomia e identidade territorial na Quarta Colônia–RS. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Rio Branco – Acre, 20 a 23 de julho de 2008.

##submission.downloads##

Publicado

2021-03-04

Cómo citar

Manfio, V. (2021). Quarta Colônia - RS: os diálogos entre cultura, gastronomia e turismo. Ágora, 23(1), 85-98. https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15909

Número

Sección

Encontros da Gastronomia e Turismo