Karl Marx e Alexis de Tocqueville: interpretações sobre a Revolução de 1848
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15945Palabras clave:
Revolução de 1848, revolução francesa, Alexis de Tocqueville, Karl Marx.Resumen
Nesse artigo, nosso objetivo é discutir as interpretações que dois clássicos do pensamento social, Karl Marx e Alexis Tocqueville, formularam acerca dos processos sociais ocorridos entre o período imediatamente anterior à República de 1848 até o golpe de Luís Bonaparte, em 1850. Trata-se de uma discussão bibliográfica alicerçada nos textos: As lutas de classes na França de 1848 a 1850 e O 18 Brumário de Luís Bonaparte, de Marx; e Lembranças de 1848: as jornadas revolucionárias em Paris, de Tocqueville. A leitura conjunta desses autores, contemporâneos aos fatos analisados, auxilia a preencher lacunas em relação ao conhecimento acumulado sobre a Revolução Francesa. A despeito das diferenças teórico-metodológicas existentes entre seus autores, suas análises sobre a Revolução de 1848 são em muitos aspectos complementares. A leitura de Marx agrega ao trabalho de Tocqueville informações acerca da situação econômica da França nesse período. A leitura de Tocqueville enriquece a análise marxiana, ao fornecer elementos para se pensar os interesses particulares daqueles se encontravam na estrutura do poder.Descargas
Citas
AGULHON, M. 1848: O aprendizado da República. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
HOBSBAWN, E. A era das revoluções – 1789 a 1848. 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MARX, K. As lutas de classes na França de 1848 a 1850. São Paulo: Boitempo editorial, 2012.
MARX, K. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo editorial, 2011.
TOCQUEVILLE, A. Lembranças de 1848: as jornadas revolucionárias de Paris. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.