“Pitadas de Cerrado”: turismo e gastronomia em prol da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15946Palabras clave:
Cerrado, Educação Ambiental, Turismo Gastronômico.Resumen
As práticas de Turismo e gastronomia tem se mostrado com uma interessante ferramenta de educação ambiental. Exemplo disso, o “Pitadas de Cerrado” se configura como um projeto de extensão desenvolvido no Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB), e visa estimular o uso de frutos do Cerrado por meio de práticas gastronômicas. Neste artigo, a partir da argumentação sobre as relações entre turismo, gastronomia e meio ambiente, são analisadas as atividades desenvolvidas nas trilhas sensoriais realizadas pelo projeto de extensão “Pitadas de Cerrado” enquanto instrumentos da educação ambiental. Objetivando verificar se as práticas do projeto estão de acordo com suas propostas e averiguar seu potencial para a educação ambiental, o principal método utilizado na coleta de dados foi a realização de entrevistas não estruturadas com 10 (dez) participantes das trilhas sensoriais. A partir dos dados obtidos por meio das entrevistas foi possível observar, entre outros aspectos, que a iniciativa do “Pitadas de Cerrado” por ser lúdica, estimular os diferentes sentidos e abordar os temas de forma multi e interdisciplinar tem um alto grau de eficácia ao transmitir as mensagens pretendidas aos seus interlocutores, além de ser uma proposta inovadora com grande potencial de ser incorporada à oferta turística e gastronômica local. Diante do cenário ambiental atual de grande degradação ambiental, é papel da academia, entre outras atribuições, apontar novos caminhos para o desenvolvimento de atividades turísticas que incitem maior consciência crítica.Descargas
Citas
BARRETO, M. Manual de Iniciação ao estudo do turismo. Campinas, SP: Papirus, 2003.
BECK, U. O que é globalização? Equívocos do globalismo: respostas à globalização. São Paulo. Paz e Terra, 1999.
BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília, 2006. Disponível em:<http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_public>. Acesso em: 17/10/2020.
BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo Cultural: Orientações Básicas. 3. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 96 p. Disponível em:<http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_public > Acesso em: 17/10/2020.
BRASIL, Slow Food. Movimento Slow Food. 2007. Disponível em: <http://www.slowfoodbrasil.com/slowfood/o-movimento>. Acesso em: 17/10/ 2020.
BRAUNE, R. e FRANCO, S. O que é Gastronomia. São Paulo (SP): Brasiliense, 2007.
DIAS, R. Introdução ao Turismo. São paulo: Atlas, 2008.
FERRETTI, E. R. Turismo e meio ambiente. São Paulo: Roca, 2002.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVESIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Conceito de Extensão, institucionalização e financiamento. Brasília: MEC, 1987.
GÂNDARA, J. M. G. Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: NETTO, Alexandre Panosso; ANSARAH, Marília Gomes dos Reis. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, SP: Manole, 2009.
HALL, C.M., WILLIAMS, A.M. and LEW, A.A. (2004) ‘Tourism: conceptualisations, institutions and issues’, in Lew, A.A., Hall, C.M. and Williams, A.M. (eds), A Companion to Tourism, Oxford: Blackwell, pp. 3–22.
KLINK, C. A.; MACHADO, R. B. A conservação do Cerrado brasileiro. Revista Megadiversidade, v. 01, n. 01, p. 147- 155, 2005.
LIMA, J. E. F. W.; SILVA, E. M. Estimativa da contribuição hídrica superficial do Cerrado para as grandes regiões hidrográficas brasileiras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: ABRH, 2007.
MOUSINHO, P. Glossário. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
SAVARIN, B. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
TOSTES, A. Sistema de legislação ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes/CECIP, 1994.
ZANETI, T. B. Cozinha de raiz: as relações entre chefs, produtores e consumidores a partir do uso de produtos agroalimentares singulares na gastronomia contemporânea. 2017. 371 p. Tese de Doutorado (Doutora em Desenvolvimento Rural) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Porto Alegre, 2017.
ZANETI, T. B. Das panelas das nossas avós aos restaurantes de alta gastronomia: os processos sociais de valorização de produtos agroalimentares tradicionais. Brasília: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2012, 176 p. Dissertação de Mestrado.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.