Aula de campo no ensino de geografia: abordagem nos geossítios do Geopark UNESCO Araripe

Autores

  • Josielly Gonçalves Brasil Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Cassio Expedito Galdino Pereira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Simone Cardoso Ribeiro Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v25i1.18080

Palavras-chave:

Aula de campo, Ensino de Geografia, Geopark, UNESCO Araripe

Resumo

Este trabalho tem como temática a aula de campo como recurso metodológico aplicado ao Ensino de Geografia. Os questionamentos iniciais que nortam o estudo foram: Como a aula de campo  contribui na aprendizagem dos alunos? Qual a importância da aula de campo para o Ensino de Geografia? Quais conteúdos do livro didático podem ser associados para a prática de campo sobre geodiversidade dos geossítios? A partir das questões apresentadas se definiu o objetivo geral da pesquisa, que foi analisar as potencialidades dos geossítios do Geopark UNESCO Araripe, como locus de aprendizagem sobre a geodiversidade do Cariri Cearense em aulas de Geografia no Ensino Médio. Metodologicamente, foi realizado o levantamento bibliográfico acerca do Ensino de Geografia, atividade de campo e Geopark Araripe, realizou-se a aplicabilidade do questionário aos professores do Ensino Médio, e em seguida foram realizadas analises dos conteúdos do livro didático do 1º ano do Ensino Médio e das potencialidades dos geossítios, por fim, como resultado foi apresentado um roteiro contextualizado como sugestão para atividade de campo em algum dos geossítios do Geopark Araripe.

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Biografia do Autor

Josielly Gonçalves Brasil, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - PROPGEO/UVA. Membro do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Pedologia - GeoPed/URCA. 

Cassio Expedito Galdino Pereira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato da UFPE (LEPEC/UFPE).

Simone Cardoso Ribeiro , Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutora em Geografia pelo PPGG/UFRJ. Atualmente é professora associada da Universidade Regional do Cariri, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Pedologia - GeoPed (CNPq), no laboratório homônimo/GeoPed-DEGEO-URCA, ministrando aulas no curso de graduação em Geografia (Licenciatura Plena). Faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PROFGEO). 

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Publicado

2023-04-26

Como Citar

Brasil, J. G., Pereira, C. E. G., & Ribeiro , S. C. (2023). Aula de campo no ensino de geografia: abordagem nos geossítios do Geopark UNESCO Araripe. Ágora, 25(1), 66-83. https://doi.org/10.17058/agora.v25i1.18080

Edição

Seção

Tema Livre