Aula de campo no ensino de geografia: abordagem nos geossítios do Geopark UNESCO Araripe
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v25i1.18080Palavras-chave:
Aula de campo, Ensino de Geografia, Geopark, UNESCO AraripeResumo
Este trabalho tem como temática a aula de campo como recurso metodológico aplicado ao Ensino de Geografia. Os questionamentos iniciais que nortam o estudo foram: Como a aula de campo contribui na aprendizagem dos alunos? Qual a importância da aula de campo para o Ensino de Geografia? Quais conteúdos do livro didático podem ser associados para a prática de campo sobre geodiversidade dos geossítios? A partir das questões apresentadas se definiu o objetivo geral da pesquisa, que foi analisar as potencialidades dos geossítios do Geopark UNESCO Araripe, como locus de aprendizagem sobre a geodiversidade do Cariri Cearense em aulas de Geografia no Ensino Médio. Metodologicamente, foi realizado o levantamento bibliográfico acerca do Ensino de Geografia, atividade de campo e Geopark Araripe, realizou-se a aplicabilidade do questionário aos professores do Ensino Médio, e em seguida foram realizadas analises dos conteúdos do livro didático do 1º ano do Ensino Médio e das potencialidades dos geossítios, por fim, como resultado foi apresentado um roteiro contextualizado como sugestão para atividade de campo em algum dos geossítios do Geopark Araripe.
Downloads
Referências
AFONSO, A. E. Contribuições da Geografia Física para o ensino e a aprendizagem geográfica na educação básica. Revista Educação Geográfica em Foco, v. 1, p. 60-75, 2017.
ALMEIDA, L. M. de.; RIGOLIN. T. B. Fronteiras da Globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. 3º ed. São Paulo: Ática, 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Geografia. Orientações curriculares para o ensino médio, volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRILHA, J. B. Património geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Palimage, 2005.
BRILHA, J. A importância dos geoparques no ensino e divulgação das Geociências.
Geologia USP. Publicação Especial, v. 8, n. 2, p. 86-113, 2009
BRASIL, J. G.; RIBEIRO, S. C.; CARVALHO-NETA, M. de L. Identificação das potencialidades geoturísticas do Geopark Araripe–Estudos iniciais dos geossítios inseridos em áreas de conservação de proteção integral. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 21, n. 2, p. 1038-1048, 2019.
CASTELLAR, S. M. VANZELLA. A formação de professores e o ensino de geografia. Revista Terra Livre, v. 14, n.14, p. 48-57, 1999.
CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 45 –47.
CEARÁ. Geopark Araripe: Histórias da Terra, do Meio Ambiente da Cultura/Governo do Estado do Ceará/Secretária das Cidades/Projetos Cidades do Ceará-Cariri Central-Crato-CE, 2012. 167 p.
CARVALHO-NETA, M. L. Geodiversidade, geoconservação e geovalorização no Geopark Mundial UNESCO Araripe e adjacências. (Tese de Doutorado).Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE – PPGEO/UFPE: Recife, 2019. 220 p.
CLAUDINO-SALES, V. Geodiversity and geoheritage in the perspective of geography. Bulletin of Geography. Physical Geography Series, v. 21, n. 1, p. 45-52, 2021.
FALCÃO SOBRINHO, J.; COSTA FALCÃO, C. L. Geografia Física: a natureza na pesquisa e no ensino. Rio de Janeiro. TMAISOITO. 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 2002. v. 1. 171 p.
GRAY, M. Geodiversity and geoconservation: what, why and how? Volume 22, number 3, 2005. p. 4-12. Disponível em: http://www.georgewright.org/223gray.pdf.
NASCIMENTO, M.; AZEVEDO, Ú. R.; MANTESSO-NETO, V. Geodiversidade, geoconservação e geoturismo: trinômio importante para a conservação do patrimônio geológico. Rio de Janeiro: edição SBGeo, 2008.
OLIVEIRA, P. C. A., PEDROSA, A. S. RODRIGUES, S.C. Uma Abordagem Inicial Sobre os Conceitos de Geodiversidade, Geoconservação e Patrimônio Geomorfológico. Raega Curitiba, v.29, dez/2013. p.92-114.
PONTUSCHKA, N. N. Geografia, Representações Sociais e Escola Pública. Terra Livre, São Paulo / SP, v. 15, p. 145-154, 2000.
PEREIRA, P.J.S. Patrimônio geomorfológico: conceituação, avaliação e divulgação. Aplicação ao Parque Natural de Montesinho. 2006, 395f. Tese (Doutorado em Patrimônio geológico e Geoconservação) – Universidade do Minho, Escola de Ciências, Braga. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6736
RAMOS, M. G S. da. A importância dos Recursos Didáticos para o Ensino da Geografia no Ensino Fundamental nas Séries Finais. Santa Maria-DF, 45 pp. Monografia (Licenciatura) – Universidade de Brasília, Departamento de Geografia. 2012.
SHARPLES, C. Geoconservation in forest management. Principles and procedures. Tasforests, 7, 1995, 37-50p.
STANLEY, M. 2000. Geodiversity. Earth Heritage, 14: 15-18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Josielly Gonçalves Brasil, Cassio Expedito Galdino Pereira, Simone Cardoso Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.