O ÍNDIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA ALÉM DO COCAR, DO ANDAR NU E DA OCA

Autores/as

  • Maria de Fátima Santos da Silva
  • Caroline Terra de Oliveira
  • Cauê Lima Canabarro

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1847

Palabras clave:

História, educação, índio, ensino fundamental, formação de professores.

Resumen

O presente trabalho é fruto da análise das formas de estudo e apresentação do índio no ensino de história, objetivamente nos anos iniciais do ensino fundamental. Temos percebido que a visão mítica e fantasiosa do índio que anda nu, usa um cocar, se alimenta de produtos vindos da natureza e dorme em ocas continua perpassando a prática e a fala de muitas educadoras e educadoras dos anos iniciais. Este artigo, ao mesmo tempo em que resgata nossa prática como educadora no processo de formação de professores problematiza essas ações e suas implicações no fortalecimento do racismo e redução da cultura e saberes dos não-brancos.

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Publicado

2011-01-19

Cómo citar

Maria de Fátima Santos da Silva, Caroline Terra de Oliveira, & Cauê Lima Canabarro. (2011). O ÍNDIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA ALÉM DO COCAR, DO ANDAR NU E DA OCA. Ágora, 15(2), 80-90. https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1847

Número

Sección

Artigos