A arquitetura histórica em Taquari - RS: a herança cultural da colonização açoriana expressa no patrimônio arquitetônico
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v26i1.19601Palabras clave:
Arquitetura luso-açoriana, Educação Patrimonial, História de Taquari, Patrimônio CulturalResumen
O presente artigo é resultado de pesquisa desenvolvida sobre o patrimônio cultural de Taquari (RS), com foco em edificações construídas no século XIX. O objetivo principal é diagnosticar e inventariar prédios que apresentem elementos arquitetônicos característicos que remetam aos primeiros povoadores açorianos. Teoricamente, trabalha-se a partir de conceitos de patrimônio cultural e educação patrimonial. O artigo está organizado da seguinte maneira: (a) inicia com análise de literatura básica sobre a história de Taquari-RS, sobre o conceito de patrimônio cultural e Educação Patrimonial e a arquitetura colonial luso-açoriana. (b) Discussão sobre os dados levantados a partir do inventário e diagnóstico das edificações. (c) Considerações Finais.
Descargas
Citas
BALÉM, J.M. A Paróquia de São José de Taquari. Porto Alegre: A Nação, 1949. 169 p.
BECKER, A. Taquari, Terra da Gente. Taquari: vol.1, 2001. 152 p.
BLOG DO RESTAURO DA CASA DO MORRO. Origens da família Azambuja. Disponível em -http://restaurocasadomorro.blogspot.com.br/p/historico_6954.html Acessado em 25 de maio de 2012.12
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
CARMO, B. A. Histórias de Taquari. Jornal O Açoriano, ano 35, nº12, p.3, 23 mar. 2012.
DELGADO, A. F.; OLIVEIRA, I. L. B. C. Educação Patrimonial como Experiência Interdisciplinar: patrimônio e memória na cidade de Goiás. Revista Solta a Voz, V. 19, n. 2, p.135-150, nov. 2008.
FARIA, O. A. Monografia do Município de Taquari. Porto Alegre: IEL, 1981. 283 p.
FORTES, J. B. Os casais açorianos: presença lusa na formação do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1999. 170 p.
GOERCK, B. Taquari:Após o retorno a vida democrática no Brasil em 1947. Lajeado: Fortgraf, 2009. 219 p.
GRAEBIN, C. M. Vida Cotidiana dos Açorianos pelas Freguesias e Caminhos. IN: BOEIRA, N; GOLIN, T. História Geral do Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: Méritos, 2006. p. 203-223.
HESSEL, Lothar. Colégio Dona Margarida. Jornal O Taquaryense, ano 108, nº6, p.1, 18 de mar. 1995.
HORTA, M. L. P. Educação patrimonial. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/tetxt1.htm Acessado em fev/2012.
MACEDO, F. R..Arquitetura luso-brasileira. IN: WEIMER, G. (org.). A arquitetura no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1987.
SANTOS, N. R. Taquari - Primeira cidade açoriana. IN: ROCHA, S. I. R. (Org). Açorianos no Rio Grande do Sul – Brasil II. Porto Alegre: Caravela, 2007. p. 39 – 70.
SILVA, A. V. Falando de História. Jornal O Taquaryense, ano 124, nº33, p.2, 11 de set. 2010.
SILVA, R. C. Aleixo Rocha da Silva: centenário do seu nascimento. Taquari, 1970. 112 p.
SOARES, A. L. R. (Org.). Educação Patrimonial: relatos e experiências. Santa Maria:
UFSM, 2003. 120 p
____________. São José de Taquari: A história da minha terra. Porto Alegre: Flama, 1972. 316 p.
WEIMER, G. A arquitetura popular dos Açores e o Rio Grande do Sul. IN: BEMFICA, C. R.(org.). Santo Antônio da Patrulha: re-conhecendo a sua história. Porto Alegre: Edições EST, 2000. p. 60.
WIEDERSPAHN, O. H. A Colonização Açoriana no Rio grande do Sul. Porto Alegre: EST/ICP, 1979. 140 p.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 André Vanderlei da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.