A nova dinâmica das relações campo x cidade em Macaé: o exemplo da Comunidade Serra da Cruz

Autores/as

  • Nelson Jose Zampier Bonin

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8394

Resumen

Resumo Em face da constante complexidade das transformações socioespaciais, surgem interpretações no meio científico, que buscam analisar as reflexões entre cidade e campo. As atividades humanas estão modificando constantemente o espaço, e as mudanças ocorridas no campo despertam interesse de diversos pesquisadores, que podem seguir diferentes linhas de pesquisa. Este artigo trás uma contribuição ao debate sobre a questão cidade – campo e urbano – rural, contribuindo para aprofundar a reflexão sobre essa problemática. O exemplo da comunidade rural de Serra da Cruz, localizada no distrito de Glicério ( Macaé – RJ ), reflete a intensificação das implicações da atividade petrolífera no município, que amplia seu espaço urbano e torna mais dinâmico o rural. Apesar da pecuária de corte ser forte, o espaço agrícola municipal vem diminuindo, mas sobrevive e diversifica-se através da pluriatividade, do turismo, etc. O trabalho tenta exemplificar como as urbanidades entram na comunidade rural, modificando-a, mas não destruindo-a.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nelson Jose Zampier Bonin

Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em BACHARELADO EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) , graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Especialização em Geografia e gestão territorial(UFJF) 2001; Especialização em Ciencia Política: Governação e Cidadania(2009). Atualmente é professor de ensino básico - Colégio Municipal Pedro Adami. Tem experiência em Geografia, com ênfase em processos da Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial. na área de Geografia.

##submission.downloads##

Publicado

2017-02-22

Cómo citar

Zampier Bonin, N. J. (2017). A nova dinâmica das relações campo x cidade em Macaé: o exemplo da Comunidade Serra da Cruz. Ágora, 18(2), 91-102. https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8394

Número

Sección

Dossiê: Estudo de História e Geografia