A nova dinâmica das relações campo x cidade em Macaé: o exemplo da Comunidade Serra da Cruz

Autores

  • Nelson Jose Zampier Bonin

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8394

Resumo

Resumo Em face da constante complexidade das transformações socioespaciais, surgem interpretações no meio científico, que buscam analisar as reflexões entre cidade e campo. As atividades humanas estão modificando constantemente o espaço, e as mudanças ocorridas no campo despertam interesse de diversos pesquisadores, que podem seguir diferentes linhas de pesquisa. Este artigo trás uma contribuição ao debate sobre a questão cidade – campo e urbano – rural, contribuindo para aprofundar a reflexão sobre essa problemática. O exemplo da comunidade rural de Serra da Cruz, localizada no distrito de Glicério ( Macaé – RJ ), reflete a intensificação das implicações da atividade petrolífera no município, que amplia seu espaço urbano e torna mais dinâmico o rural. Apesar da pecuária de corte ser forte, o espaço agrícola municipal vem diminuindo, mas sobrevive e diversifica-se através da pluriatividade, do turismo, etc. O trabalho tenta exemplificar como as urbanidades entram na comunidade rural, modificando-a, mas não destruindo-a.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Jose Zampier Bonin

Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em BACHARELADO EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) , graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Especialização em Geografia e gestão territorial(UFJF) 2001; Especialização em Ciencia Política: Governação e Cidadania(2009). Atualmente é professor de ensino básico - Colégio Municipal Pedro Adami. Tem experiência em Geografia, com ênfase em processos da Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial. na área de Geografia.

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

Zampier Bonin, N. J. (2017). A nova dinâmica das relações campo x cidade em Macaé: o exemplo da Comunidade Serra da Cruz. Ágora, 18(2), 91-102. https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8394

Edição

Seção

Dossiê: Estudo de História e Geografia